Blog
Volta às aulas em 2022 exige adaptação ao Novo Ensino Médio
A volta às aulas no Sigma foi marcada pela adaptação ao Novo Ensino Médio. Principalmente para os alunos do 1º ano, 2022 marca o início de uma jornada que inclui as novas regras dessa fase escolar. Com o Novo Ensino Médio, além de passar mais tempo na escola, os estudantes terão contato com novas disciplinas, itinerários formativos e o projeto de vida. Tudo isso no momento em que estão voltando às aulas 100% presenciais e enfrentando todos os dilemas comuns da adolescência.
Parece muito complicado, mas aqui no Sigma nossa equipe está preparada para apoiar os alunos nessa nova trajetória. Por isso, o Blog do Sigma convidou nossa diretora pedagógica Silvia Helena de Carvalho para dar algumas dicas sobre a adaptação ao Novo Ensino Médio.
Volta às aulas na pandemia de Covid-19
O Estado do Paraná determinou que a volta às aulas em 2022 deve ser 100% presencial. Por isso, a presença na escola é obrigatória. Podem se ausentar os alunos que estiverem com sintomas ou teste positivo de Covid. Nesses casos, o Sigma continua transmitindo as aulas ao vivo, por uma plataforma exclusiva, para que eles possam ter acesso em casa.
Na escola, é obrigatório o uso de máscaras no período em que os estudantes permanecem no ambiente. Além disso, o distanciamento tem sido incentivado e há dispensadores de álcool em gel em diferentes espaços.
Adaptação ao Novo Ensino Médio
Os alunos do 1º ano do Novo Ensino Médio devem cumprir 800 horas aula de conteúdos definidos pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e 200 horas de itinerários formativos. No Sigma, são oferecidos itinerários nas quatro áreas de conhecimento:
-
Matemática e suas tecnologias
-
Ciências da natureza e suas tecnologias
-
Linguagens e suas tecnologias
-
Ciências humanas e suas tecnologias
Os alunos puderam escolher dois itinerários de preferência e terão que cumpri-los por ao menos um semestre.
Projeto de Vida
No Sigma, as atividades de projeto de vida são oferecidas desde que a escola iniciou o ensino médio. É uma disciplina focada em autoconhecimento, abordagem de valores, princípios e escolhas que vão ajudar o aluno a traçar um projeto de vida individual.
Por que fazer a avaliação diagnóstica?
A avaliação diagnóstica tem o objetivo de permitir que alunos e equipe identifiquem as defasagens de cada um e tracem estratégias de intervenções para recuperar esses gaps. Como os alunos vêm de escolas e realidades diferentes, essa avaliação é uma ferramenta importante para que todos sejam nivelados no mesmo nível. E, no período em que vivemos, com os impactos da Covid, torna-se essencial para que a aprendizagem seja efetiva.
Não estou entendendo os conteúdos, o que devo fazer?
Nossa equipe está preparada para ajudar os alunos a superarem as dificuldades. A dica básica é manter a organização, assistindo aulas pela manhã e dedicando o período da tarde aos estudos e tarefas de fixação de conhecimento.
Faça as tarefas todos os dias! Se conseguiu resolver, significa que aprendeu. Caso contrário, o próprio colégio oferece as ferramentas necessárias para sanar suas dúvidas. Elabore um plano de estudos de acordo com sua rotina e siga o que planejou diariamente, para não correr o risco de ficar “perdido” nos conteúdos.
Bom retorno!