Blog
Qual curso escolher? Rádio UEL exibe série sobre as graduações da universidade
Qual curso escolher na universidade? Para ajudar estudantes do Ensino Médio ou cursinho pré-vestibulares a definirem qual carreira universitária seguir, a Rádio UEL FM (107,9 MHz), da Universidade Estadual de Londrina, transmite desde o dia 1º de agosto de 2022 a série “Quem estamos formando?”. Trata-se de uma série de entrevistas com coordenadores de colegiado de todos os cursos de graduação ofertados pela UEL.
Cada episódio tem 10 minutos de duração e vai ao ar, diariamente, de segunda a sexta, no programa Revista do Meio-Dia. As entrevistas podem ser ouvidas a qualquer momento no site da rádio.
Os professores apresentam a matriz curricular, perfil do profissional formado pela instituição e campos de atuação no mercado de trabalho, entre outros temas destinados a ajudar na escolha profissional dos estudantes.O primeiro episódio, que foi ao ar no dia 1º de agosto, trata do curso de Agronomia. No dia 2, a rádio exibiu um programa sobre o curso de Artes Cênicas. A produção é do Núcleo de Jornalismo da emissora, com entrevistas da estagiária Kauana Cardoso e supervisão da jornalista Eliete Vanzo.
LEIA MAIS
Saiba qual a diferença entre licenciatura e bacharelado
Ajuda para escolher uma profissão
Para a coordenadora de Processos Seletivos (Cops), Sandra Garcia, a produção soma-se às demais iniciativas da UEL que auxiliam na escolha profissional de quem pretende prestar vestibular na instituição. As inscrições do Vestibular 2023 serão realizadas de 25 de agosto a 10 de outubro.
“A série é de suma importância no sentido de contribuir para a divulgação dos nossos cursos de graduação. Torna-se um acervo para que os estudantes tenham mais elementos para decidir com qual curso mais se identifica. É um convite, também, aos professores do Ensino Médio para que utilizem as entrevistas como material de discussão e informação sobre as profissões e cursos oferecidos por nossa instituição”, afirma a coordenadora da Cops.
Conheça a UEL
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) foi fundada em 1970 e reconhecida um ano depois. Sua criação foi pautada pela mobilização da comunidade de Londrina, que defendia a universidade como fator importante para o desenvolvimento regional.
A UEL incorporou as faculdades pioneiras de Direito, Filosofia e Odontologia, criadas na década de 50. Nestes 52 anos de ensino e pesquisa,cumpre a missão de desenvolver novas tecnologias, criar oportunidades e aprimorar recursos humanos. Não por acaso Londrina é considerada um polo agrícola, de saúde e referência na Tecnologia da Informação e Comunicação.
A estrutura acadêmica da UEL reúne 53 cursos de graduação (bacharelados e licenciaturas) e 261 de pós-graduação (residências, especializações, mestrados e doutorados), distribuídos em nove Centros de Estudo, além de uma comunidade formada por 25 mil estudantes, professores e servidores técnico-administrativos.
Em 2022, como no ano anterior, a UEL se manteve na 28ª posição entre as melhores universidades brasileiras no ranking das melhores universidades da América Latina e Caribe, segundo o Times Higher Education (THE) – Latin America 2022. O ranking avaliou 197 Instituições de Ensino Superior.. No cômputo geral, a UEL ficou na posição 50, a 2ª melhor estadual paranaense e entre as quatro melhores do Estado.
Serviço
Série “Quem estamos formando? – conheça os programas dos cursos de graduação da UEL e saiba como o universo profissional vai se abrir para você”;
Data de veiculação: 1º de agosto a 30 de setembro de 2022;
Horário de exibição: entre 12h e 12h45, no programa Revista do Meio-Dia.
Os programas ficarão disponíveis no site do programa Revista do Meio-Dia na Rádio Uel