11 JUL Oscar Sigma 2024 premia filme sobre transfusão de sangue

Oscar Sigma 2024 premia filme sobre transfusão de sangue

No Colégio Sigma, em Londrina, o final do primeiro semestre é celebrado com uma cerimônia muito especial: o Oscar Sigma. Esse festival de curtas-metragens, organizado pela escola, tem como objetivo promover o desenvolvimento de habilidades interdisciplinares entre os alunos da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio.

A proposta é simples, mas desafiadora: criar um filme utilizando os recursos que eles têm disponíveis. Na edição de 2024, o desafio foi retratar as transformações após a 1ª e 2ª Guerras Mundiais.

Os estudantes do ensino médio do Colégio Sigma se dedicaram a pesquisar, escrever roteiros, gravar cenas e editar seus filmes, demonstrando grande criatividade e empenho. Os trabalhos foram premiados nas categorias de melhor filme, melhor atuação, filme mais criativo e melhor conteúdo.

Uma das novidades desta edição foi a presença de Ruan França e Julia Diniz, da terceira série  do Ensino Médio, vencedores de edições anteriores, como apresentadores da cerimônia. Julia ainda encantou o público com uma apresentação musical.

O grande vencedor do Oscar Sigma 2024 foi o filme "Transfusão de sangue e enxerto de pele". Ana Beatriz Osti Gasqui, Júlia Viotto e sua equipe destacaram-se ao retratar a importância dessas descobertas científicas para a humanidade. “Não estávamos esperando vencer, o coração até disparou, mas estamos felizes”, comentaram as alunas.

Ruan França disse estar honrado por ser convidado a participar da cerimônia após dois anos competindo. “A gente não faz o filme pensando só na nota, é sempre muito interessante pesquisar e aprender coisas novas”, afirmou.

Julia Diniz aprovou a experiência de cantar e participar da apresentação. “Estou no meu último ano do ensino médio e quero participar de todas as atividades para aproveitar essa fase da vida”, declarou.