06 JUN Entenda por que os simulados são importantes para o sucesso no vestibular e no Enem

A jornada para o vestibular exige muito mais do que apenas estudar. É preciso ter a mente preparada para enfrentar diferentes tipos de prova, saber administrar o tempo e lidar com a pressão do momento. No Colégio Sigma, em Londrina, incentivamos os alunos a fazerem muitos simulados, pois temos convicção de que são ferramentas poderosas para a preparação.

Os resultados nas principais provas legitimam a expertise do Colégio Sigma: conquistamos o primeiro lugar no vestibular de medicina da UEL e somos primeiro lugar no ENEM em Londrina.

Dicas para escolher o curso de graduação

De acordo com a coordenadora pedagógica Marli Carrion, o simulado coloca o estudante em contato com diferentes tipos de provas, desde o Enem até as vestibulares das universidades que ele deseja. “Dessa forma, é possível se familiarizar com os formatos, os conteúdos mais recorrentes, o tempo de prova e até mesmo o tipo de questão, seja ela objetiva ou por somatória."

Mas os benefícios vão além. Afinal, por meio do treinamento em simulados dos vestibular é possível aprender a controlar o tempo de resolução de cada questão, desde a leitura até o preenchimento do gabarito. “É importante lembrar que cada tipo de questão tem um ritmo próprio e o simulado te ajuda a se adaptar a isso", destaca Marli.

Os simulados também te dão a oportunidade de testar seus conhecimentos em um ambiente real de prova. Isso significa lidar com a pressão do tempo, a ansiedade e o cansaço físico e mental,  que são desafios a serem enfrentados no dia da prova “para valer”.

Simulados ajudam a aprender com os erros

Ao fazer os simulados, é normal e até esperado que os estudantes aprendam com os erros. Mas ao invés de se preocupar exageradamente com o desempenho, a dica do Colégio Sigma é: aprenda com os seus erros.

"No simulado, você tem a chance de revisar as questões que errou e entender por que errou. Pode ser que você não tenha dominado o conteúdo, tenha se distraído ou até mesmo passado o gabarito errado. Seja qual for o motivo, o simulado te dá a chance de corrigir o curso e seguir em frente", afirma Marli.

O Colégio Sigma vai além dos simulados tradicionais e oferece um acompanhamento personalizado para te ajudar a alcançar seus objetivos. "Através da análise de resultados dos simulados, o professor Alisson ajuda a identificar seus pontos fortes e fracos, traçando um plano de estudos personalizado para você potencializar seu aprendizado", explica Marli.

Chutar com inteligência

Até mesmo chutar nas questões que não sabemos exige estratégia. No Sigma, os alunos são orientados a ler a prova, assinalar as questões que não sabem resolver e deixá-las para o final. Após concluir a resolução das questões que você tem mais certeza, volte para resolver as que ficou em dúvida e, por fim, chute as que realmente não sabe. “No simulado, você treina a fazer isso de forma inteligente, aumentando suas chances de acertar", orienta Marli.

Com os simulados, o estudante também estará mais preparado para lidar com as surpresas do dia da prova, diminuindo a ansiedade, o nervosismo e o estresse. "Os alunos que fazem simulados se sentem mais confiantes e seguros, o que se reflete diretamente no seu desempenho", finaliza Marli.

Então, não perca tempo! Faça o máximo de simulados que puder e use essa ferramenta poderosa para conquistar a sua vaga na faculdade dos sonhos!

Lembre-se: O Colégio Sigma está aqui para te apoiar nessa jornada. Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais sobre o nosso curso semi-extensivo.