Blog
Entenda como será a prova de redação no Vestibular UEL 2022
O Vestibular 2022 da UEL terá mudanças importantes na prova de redação. A universidade já anunciou que, na edição atual, poderão ser cobrados textos como resposta interpretativa, resposta argumentativa, resumo ou comentário crítico. A proposta é diferente do vestibular UEL 2021, quando foi cobrado na prova a produção de um texto argumentativo-dissertativo.
Aqui no Sigma você pode se preparar para fazer uma redação nota 1000 na UEL com a professora Flávia Cabral. Ainda dá tempo de se inscrever no CPM de Redação que acontece todas às sextas-feiras, das 15 horas às 16h40. Para mais informações, entre em contato pelo nosso Whatsapp.
Vestibular UEL 2022: redação será decisiva
Em 2022, o vestibular da Universidade Estadual de Londrina será novamente realizado em apenas um dia, em 6 de março. Ao todo, os candidatos responderão 50 questões, sendo 36 questões de múltipla escolha elaboradas na perspectiva interdisciplinar, abordando as áreas do conhecimento do Ensino Médio (Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia). Outras dez questões serão de Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa e mais quatro de Língua Estrangeira (inglês, espanhol ou francês). A segunda parte da prova será composta pela redação, que vai cobrar uma produção textual em prosa.
Como é tradicional no vestibular da UEL, a redação poderá ser decisiva para sua aprovação: só serão corrigidas as redações dos candidatos que acertarem pelo menos 26% da prova de conhecimentos e não tirarem zero em qualquer um dos segmentos (Conhecimentos Gerais, Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa e Língua Estrangeira). Quem não atingir essas exigências, será eliminado.
Dicas para fazer uma boa redação no vestibular 2022 da UEL
-
Não fuja do tema proposto: leia e interprete a proposta com atenção para entender a temática elaborada.
-
Fique atento aos comandos da prova, avaliando os verbos usados no enunciado e produzindo seu texto com base no que está sendo solicitado.
-
Faça propostas de vestibulares anteriores, atentando aos gêneros que serão cobrados na edição atual.
-
Sua redação deve ser fácil de entender para qualquer leitor, inclusive aquele que não conhece o enunciado.
-
Analise os feedbacks dados por seus professores à sua redação para adequá-la cada vez mais às exigências da UEL.
-
Ao planejar seus estudos, separe um dia da semana para fazer e refazer redações com a cabeça descansada.
-
Entenda como usar os recursos linguísticos para atender a proposta da UEL, estudando conteúdos recorrentes de gramática.
-
Consulte edições anteriores da revista Diálogos Pedagógicos, publicada pela própria universidade e disponível no site da Cops. Na publicação, é possível observar as propostas relacionadas aos gêneros que podem ser cobrados e analisar como deve ser a construção dos textos avaliados com boas notas.