Blog
Ensino Médio Sigma conquista premiações em feira de ciências e olimpíadas de conhecimento
No Colégio Sigma, o Ensino Médio vai além da preparação para o vestibular. Somos referência em iniciação científica e olimpíadas do conhecimento, com alunos medalhistas em eventos por todo o país.
Em 2024 participamos da Olimpíada Mundial de Debates da ONU, Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, Olimpíada de Matemática Poliedro e da Fenecit (Feira Nordestina de Ciências), com ótimos resultados.
“Somos campeões absolutos quando o assunto é motivar nossos alunos a pensar criticamente, explorar temas de interesse e desenvolver projetos inovadores. As conquistas resultam da dedicação de professores experientes e uma estrutura que incentiva a pesquisa científica, o trabalho em equipe e a construção do conhecimento”, destaca o diretor geral do Colégio Sigma, Felipe Hatti.
Ciência em ação: destaque na Fenecit
Sob orientação do professor Fábio Bruschi, premiado como “professor inspirador” pela Google Science Fair, nossas alunas do ensino médio foram reconhecidas na Fenecit - Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia. A estudante Letícia Catarino, com seu projeto sobre as UBSs de Londrina, alcançou o 4º lugar e foi credenciada para a Feira Internacional no Peru, em 2025.
“Analisei o sistema de saúde da minha cidade e concluí que, ao contrário do imaginário popular, quem realmente utiliza o serviço não avalia como ruim”, conta.
Já Clarice Avansini Rosa e Beatriz Dimitruk realizaram pesquisa sobre o extrato de Guaçatonga para o combate a células cancerígenas, conquistaram o 2º lugar e garantiram participação em uma feira internacional em Luxemburgo.
“Em parceria com a UEL, testamos o extrato em uma célula de fígado humano em diferentes diluições. A conclusão é que, em uma diluição de 50%, o extrato elimina mais de 90% das células cancerígenas”, contam.
“Os projetos nascem de temas escolhidos pelos próprios alunos, dentro de uma cultura de fazer ciência que fomenta a criatividade e o método científico, sempre buscando soluções para problemas reais”, destaca o professor Bruschi.
Olimpíadas do conhecimento: preparação que faz a diferença
No Sigma, temos um projeto especial de preparação para as Olimpíadas do Conhecimento, coordenado pelo professor Leandro Bento. Semanalmente, os alunos praticam questões e simulados específicos de cada olimpíada, entendendo as particularidades e ampliando seus conhecimentos para além do currículo regular. Essa rotina prepara para as competições, mas também estimula o raciocínio lógico e a capacidade de resolver problemas complexos.
Representação no mundo: Olimpíada Mundial de Debates da ONU
Em 2024, nossos alunos representaram o Sigma na Olimpíada Mundial de Debates de Simulação da ONU, promovida pelo Instituto Alpha Lumen e pela ONU, com a presença de outras instituições de prestígio, como o ITA.
Com mais de 7.000 participantes na etapa virtual, a competição final aconteceu em São José dos Campos, reunindo cerca de 100 alunos na final presencial. O Sigma foi a única escola privada do Paraná a participar dessa fase, com estudantes do 1º e 2º ano, que, além dos debates, participaram da Imprensa do Evento. Estiverem presentes os alunos José Francisco Fabris Dias de Souza, Leticia Catarino Vianna, Vinícius de Souza Picelli Corrêa, Violeta Guilhermino Feitosa da Silva, João Miguel Nicolelli de Lima e Rafael Schnorr E Almeida.
Ao discutir temas globais e simular decisões internacionais, os estudantes desenvolvem habilidades de argumentação, pensamento crítico e colaboração, qualidades essenciais para o futuro acadêmico e profissional.
Astronomia e matemática
Na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, Sofia Strass conquistou medalha de ouro; Matheus Pires Kaster e Rafael Vasconcelos Vieira Souza, prata; e Miguel Foglieta Moreira, Lucas Langame Francisco, Victor Augusto Favaretto Caetano, Arthur Ramos Joaquim, Jessica Kobayashi Duarte e Pedro Henrique Bossa de Oliveira, bronze. A competição, organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira, permite que os alunos conheçam mais sobre o universo e despertem sua curiosidade científica.
Também nos destacamos na Olimpíada de Matemática do Poliedro, onde Matheus Pires Kaster, Guilherme Tanigawa da Silva, João Pedro Fabris Dias de Souza e Vinícius de Souza Picelli Corrêa foram premiados.
Venha para o Ensino Médio Sigma
No Sigma, os alunos têm o suporte de professores especialistas, vivências enriquecedoras, apoio emocional, orientação pedagógica e um plano de estudos personalizado com o material Poliedro. Aqui, além de estudar, você explora, participa e faz a diferença.