Loader

Blog

02 JUN Conheça os itinerários formativos de Imunologia e Empreendedorismo do Sigma

Conheça os itinerários formativos de Imunologia e Empreendedorismo do Sigma


Quem iniciou o ensino médio em 2022 já foi apresentado a uma das grandes novidades do chamado Novo Ensino Médio: os itinerários formativos. Na prática, são aulas sobre conteúdos mais específicos que os alunos podem escolher entre uma lista de opções apresentadas pelas escolas. No Curso e Colégio Sigma, cada aluno faz duas disciplinas de itinerários formativos por semestre e, em 2022, puderem escolher entre Imunologia e Saúde Pública, Finanças, Matemática Financeira e Mídias Digitais. 

O objetivo desta novidade é aproximar o Ensino Médio da realidade dos adolescentes e, assim, colaborar para que iniciem a vida adulta mais preparados. Neste artigo, você vai conhecer como são os itinerários de Imunologia e Saúde Pública e Empreendedorismo no Sigma.

LEIA MAIS

Saiba como funcionam os itinerários formativos

‘Imunologia e Saúde Pública’ debate doenças transmitidas por insetos e outros microorganismos

O itinerário de Imunologia e Saúde Pública ofertado pelo professor Rafael aos alunos do 1º ano do Ensino Médio do Sigma é feito na medida para estudantes muito curiosos. Isso porque, em todas as aulas, o professor leva insetos e outros animais para os alunos poderem observar, assim como exemplos práticos dos conteúdos que ele está ensinando. 

O objetivo do itinerário é falar de imunologia em todos seus aspectos, por isso, as doenças abordadas vão desde a Covid-19 até enfermidades tropicais causadas por insetos, como dengue e febre amarela.

Muito embora parte das aulas sejam expositivas, há muitas atividades práticas. No primeiro semestre, por exemplo, o professor Rafael realizou um acalorado debate sobre vacinas. Os alunos também apresentaram um seminário sobre doenças e fizeram uma visita para conhecer os laboratórios da Universidade Estadual de Londrina (UEL). 

Ana Luiza Pacheco é aluna do 1º ano e conta que escolheu o itinerário por se identificar com as áreas de exatas e ciências da natureza. “Quero fazer biomedicina e tenho interesse na área de imunologia. O legal é que as aulas são muito identificadas com a realidade, afinal, na casa de todo mundo  tem insetos!”, conta. 

Davi Cazarini Bueno Platz também escolheu o itinerário de Imunologia por se identificar mais com exatas e ciências da natureza. “Está sendo bem legal aprender conteúdos que são aplicados no dia a dia. A aula de hoje, por exemplo, foi sobre pulgas, um assunto que interessa a qualquer pessoa que tem animais em casa”, exemplifica. 

Empreendedorismo no dia a dia

Você sabia que ser um empreendedor nem sempre tem relação com criar um negócio bem sucedido? No itinerário de Empreendedorismo do Curso e Colégio Sigma, o professor Rigolon avisa que há três tipos: empresarial, social e pessoal. “Eu mesmo sou um empreendedor pessoal na minha profissão, pois me realizo sendo um professor”, exemplifica. E é a temática em torno deste assunto que ele aborda nas aulas. 

O professor destaca que segue as orientações do material da Poliedro, que também é usado no Ensino Médio do Sigma nas disciplinas tradicionais. Porém, diferentemente das aulas, no itinerário não há livros, os alunos sentam juntos e o debate dá o tom das aulas. “É um conhecimento construído junto com eles”, pontua.

A estudante Sara Veloso, do 1º ano, se identifica com a área de Humanas e tinha curiosidade de aprender mais sobre empreendedorismo, por isso se inscreveu no itinerário. “É bem interessante porque traz conteúdos bem próximos da realidade. O Novo Ensino Médio tem essa vantagem”, opina. 

Sara Joaquim também está no 1º ano e sonha em ser missionária, por isso, está bastante interessada nos conteúdos de empreendedorismo social. “O itinerário traz contribuições nessa área que com certeza vou usar no futuro”, diz ela, que está empolgada com um projeto que a turma vai realizar em benefício de uma entidade de Londrina. “Os itinerários são mais ligados à realidade e nos ajudam a entender melhor o que esperamos do futuro.”