Loader

Blog

01 DEZ Aluno do Sigma é o único paranaense na Jornada Espacial do ITA

Aluno do Sigma é o único paranaense na Jornada Espacial do ITA


O ano de 2022 chega ao fim com muitas conquistas para os alunos do ensino médio do Colégio Sigma, em Londrina. Samuel Bello Strass, que cursa a terceira série do nosso ensino médio, foi o único representante do Paraná na Jornada Espacial do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). 

Depois de receber medalha de ouro com destaque na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) 2022, ele foi um dos 50 estudantes brasileiros convidados a participar do evento. No total, a 25ª edição da OBA, realizada neste ano, teve 1,2 milhão de participantes. 

LEIA MAIS

Conheça o projeto Fórmula 1 na Escola, realizado no Sigma

Projeto do Sigma prepara para Olimpíadas

Samuel foi orientado pelo professor Leandro Bento, que realiza no Sigma o projeto de preparação para olimpíadas de conhecimento.  “É a primeira vez que o Sigma participa da OBA e já ganhou o maior prêmio da competição”, comemora o professor.

 Durante uma semana, em novembro, Samuel e Leandro participaram de várias atividades em São José dos Campos, sede do ITA, onde  visitaram instalações de alta tecnologia em instituições como ITA, MAB, INPE, EMBRAER, IAE. Nesses locais, puderam conversar com cientistas e tirar dúvidas sobre o trabalho que realizam. 

O estudante conta que foi selecionado para o concorrido evento em função do alto índice de acertos na prova e pela complexidade das resoluções. “Nem todos que ganharam medalha de ouro foram convidados a participar”, destaca ele, que ficou muito feliz com o resultado.

“Não esperava ser medalhista e ainda participar do evento. Foi uma experiência incrível, conheci o trabalho dos cientistas, da Agência Espacial Brasileira e fiquei impressionado com o nosso potencial”, comemora.

Samuel relata que a participação no projeto de preparação para as Olimpíadas foi essencial para alcançar o excelente resultado. Ele conta que sempre foi bom aluno em matemática e tem facilidade para atividades que envolvem raciocínio lógico, algo que também foi sempre incentivado pela família. Com o professor Leandro, ele aprendeu a prestar atenção às particularidades da prova, como o fato de ser bastante interpretativa, o que exige mais atenção aos comandos de cada questão. “Também registrei a resolução em detalhes, pois sabia que a banca presta atenção a esse quesito. O resultado não poderia ser melhor!”

Quer conhecer o ensino médio do Colégio Sigma?  Nossa equipe está à disposição para apresentar a escola, esclarecer dúvidas e negociar as melhores condições de matrícula. Entre em contato pelo whatsapp e agende uma visita!