Loader

Blog

20 MAI Vestibular da UEL 2021: linguagens e redação podem te levar à aprovação

Vestibular da UEL 2021: linguagens e redação podem te levar à aprovação


Os vestibulandos que estudaram as disciplinas da área de linguagem - como obras literárias, redação, gramática e língua estrangeira -  terão grande vantagem no vestibular 2021 da UEL. No novo formato do concurso, realizado em apenas uma fase no dia 14 de março, serão 36 questões objetivas de Conhecimentos Gerais; 10 de Língua Portuguesa e Literatura e quatro de Língua Estrangeira. As questões de linguagens, portanto, correspondem a 28% da prova. 

A correção da redação, por sua vez, funcionará como uma espécie de “segunda fase” do vestibular e será decisiva para garantir a nota que vai levar à aprovação.  Para ter o texto corrigido, o candidato precisa acertar 26% das questões e não zerar nenhuma das partes das provas.

Saiba mais sobre a prova de redação da UEL

Obras literárias

Uma ferramenta eficiente para ajudar os vestibulandos na prova de linguagens da UEL é a  publicação “Obras Literárias UEL 2021/2022”, Trata-se de um guia completo com todas as informações sobre os dez livros que serão abordados na prova de língua portuguesa da UEL. 

 O material foi preparado pelo professor Biti, que ensina Literatura no Sigma, uma referência em aprovação nos vestibulares das mais importantes universidades e no ENEM. Não se trata de um simples resumo de livros, mais um compilado de de informações com contexto histórico de cada obra, uma pequena biografia dos autores, as alegorias presentes nos livros e uma análise crítica dos mesmos, além de listas de exercícios. 

Compre aqui o guia de obras literárias do Sigma

Saiba mais sobre o guia Sigma de obras literárias para uel 2021

Alunos Sigma em vantagem

No Sigma, as aulas de gramática, redação e literatura são interdisciplinares, ou seja, “conversam” entre si para proporcionar aos alunos uma experiência completa nas três disciplinas. Na aula de gramática, por exemplo, as obras literárias cobradas na UEL são usadas para explicar conceitos e exemplificar os diferentes usos da linguagem. E nas aulas de literatura, o Guia de Obras Literárias é um importante material de apoio.

A aluna Larissa Moreira de Pontes vai tentar medicina na UEL e conta que está se sentindo muito bem preparada para o novo modelo de prova. “As aulas do Sigma estão ajudando muito na minha preparação, pois usamos as obras literárias nas aulas de literatura e gramática e, na aula de redação, analisamos o contexto histórico dos livros. As monitorias de língua estrangeira também colaboram bastante”, opina ela, que usa o Guia de Obras Literárias como um apoio para a leitura crítica dos livros cobrados. 

Hérika Brasil Martinez também tenta medicina e concorda que as aulas de linguagens e redação são um grande diferencial do Sigma. “Sinto que estamos em vantagem em relação a outros candidatos, pois essa área será valorizada da prova. Nossas aulas são bem completas, temos bom material de apoio e analisamos as obras em detalhes. Isso nos traz bastante segurança”, comenta.