Loader

Blog

06 JUL O que são flashcards e como usar?

O que são flashcards e como usar?


Existem várias formas de estudo para quem está se preparando para o vestibular ou Enem. Seja uma técnica específica ou plano de estudos, vale qualquer tentativa que atenda a sua dinâmica de aprendizagem. Caso contrário, será frustrante e nada produtivo. Por isso, trouxemos para o blog do Sigma, uma técnica chamada flashcards: uma ótima alternativa para revisões.

 

O que são os flashcards?

Flashcards são pequenos cartões que servem para testar sua memória. Explicando de forma simples: de um lado, eles têm perguntas, e do outro, as respostas. É possível variar também, com tópicos e palavras-chave ou termos e definições. 

 

Esse método tem a vantagem de servir para qualquer tipo de matéria que você precise estudar. Além disso, é prático. Pode ser feito em casa ou você pode utilizar aplicativos que trazem alguns prontos.

 

Como utilizar os flashcards para estudo?

Ao fazer seus próprios flashcards, você estará utilizando dois fatores de estudo: escrita e leitura! Faça quantos cards forem necessários. Utilize cores e letras diferentes em títulos para auxiliar no visual.

Quando utilizar os flashcards?

Flashcards não é uma técnica para se usar sozinha. Complemente sua rotina convencional de estudos com os cards e instigue sua memória. Essa técnica refresca o assunto esporadicamente e ajuda a remediar a chamada “curva do esquecimento”. Esse termo diz respeito a hipótese de como a informação se perde ao longo do tempo, quando não há tentativa de retê-la. 

 

Por isso, aproveite o tamanho portátil do baralho de cards e leve-o consigo a todos os lugares, para estudos repentinos. Os flashcards são feitos para serem dinâmicos. Não vale a pena passar horas usando os cartões e não precisa gastar mais que 30 minutos lendo flashcards

 

Como utilizar os flashcards?

Quando estiver com o baralho de cards em mãos, se fizer sentido para você, embaralhe-o. Deixe todas as perguntas viradas para cima e as respostas para baixo. A partir disso, siga o seguinte processo:

1) Leia a pergunta – sem olhar o verso!

2) Em seguida, responda como for melhor no momento: por escrito, em voz alta, ou apenas mentalmente;

3) Depois, vire a carta para conferir a resposta certa;

4) Se acertou, utilize a carta para começar uma pilha de “acertos”. Caso contrário, use-a para começar uma pilha de “erros”;

5) Continue se avaliando assim por uns 20/30 minutos, separando os erros dos acertos.

 

Depois de uma rodada, pegue os cards que errou e compare sua resposta com a resolução correta. Após essa avaliação, descanse. Esqueça um pouco dos estudos e dos flashcards. Repita esse processo em algumas horas ou nos dias seguintes e, ao longo do tempo, você poderá perceber que cada vez menos cards vão pra pilha de “erros”. 

Você também pode utilizar os cards da pilha de erros para preparar um plano de estudos de matérias que está com dificuldades ou que precisa revisar.

 

E aí, bora criar seus próprios flashcards?

 

Fonte: Portal Soul Medicina.