Loader

Blog

06 DEZ Vestibular UEL 2025 será em fase única: saiba quais são as principais mudanças

Vestibular UEL 2025 será em fase única: saiba quais são as principais mudanças


O vestibular UEL 2025 mudou e será realizado em apenas uma fase. De acordo com o novo modelo para o vestibular da Universidade Estadual de Londrina, o concurso será em fase única, dividido em dois dias. No primeiro dia os candidatos à UEL fazem a prova de conhecimentos gerais. Já o segundo dia será reservado às provas específicas e redação. 

Além disso, a partir do próximo processo seletivo, a UEL oferecerá inglês e espanhol como língua estrangeira.Outra modificação é que o vestibular voltará a ser centralizado em Londrina.

As mudanças foram feitas para se adaptar ao Novo Ensino Médio, que se tornou obrigatório a partir de 2022. Desde então, os alunos passaram a seguir uma proposta pedagógica   baseada nas áreas de conhecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos chamados Itinerários Formativos, que são conteúdos escolhidos pelos alunos.

Diante de tantas novidades, o Colégio Sigma será a melhor escolha para quem passar no novo vestibular da UEL. Somos o curso pré-vestibular de Londrina que mais aprova no concurso da universidade e, além disso, somos campeões de aprovações, também, no terceiro ano do ensino médio. 

“Fomos uma das primeiras escolas de Londrina a implantar as mudanças do Novo Ensino Médio, antes mesmo da obrigatoriedade da lei. Além disso, somos especialistas em UEL e nossa equipe se adaptou rapidamente a todas as mudanças recentes do vestibular, inclusive as implementadas na época da pandemia. Por isso, estamos 100% preparados para oferecer a melhor formação a quem sonha em ser aprovado na UEL 2025”, destaca a mantenedora Fernanda Hatti.

Saiba quais são a principais mudanças do Vestibular UEL 2025

  • O Vestibular UEL 2025 será realizado em uma única fase com dois dias de prova, com integração da prova de Conhecimentos Gerais e a discursiva.
  • 1º dia: os candidatos realizam prova das disciplinas da formação geral básica (Português/Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Matemática, Química, Física, Biologia, Filosofia, Geografia e História).
  • 2º dia: os candidatos realizam provas de redação e disciplinas específicas, compostas de três questões discursivas para cada disciplina. 
  • As específicas serão compostas por: 

a) duas provas da base de formação do curso pretendido indicadas pelo Colegiado do Curso com peso de 15% do total;

b) disciplina de Sociologia indicada como comum para todos os cursos, com peso de 10% do total;

c) prova de redação valendo 30%; 

  •  Para que a prova de redação e de conhecimentos específicos seja corrigida o candidato terá que ter 25% de acertos na prova de conhecimentos gerais.
  • Para a prova de língua estrangeira o candidato terá de escolher, no momento da inscrição, entre a língua inglesa e a língua espanhola.
  • As provas de Habilidades Específica (PHE) serão realizadas antes da prova de Conhecimentos Gerais. Para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda, Design Gráfico, a prova deverá ser realizada em um único turno, com duração máxima de cinco horas. Para o Curso de Música, a PHE continuará com o mesmo formato da edição do vestibular de 2024.
  • Para os cursos com concorrência igual ou menor que um candidato por vaga a prova do vestibular passa a ser classificatória, o candidato não pode ter nota final zero.
  • O vestibular será aplicado apenas em Londrina.

Obras literárias

Na próxima edição, o vestibular da  UEL deve ter novidades nas obras literárias de leitura obrigatória, que deverão seguir novos critérios. Saiba quais são:

  • Autora mulher
  • Autor paranaense
  • Autor contemporâneo
  • Autor de séculos anteriores
  • Autor africano que escreve em língua portuguesa/autor português
  • Autor que fale sobre os negros
  • Obras que instiguem a reflexão sobre a realidade social e econômica do país
  • Contos 
  • Álbum de música
  • Poesia

Uma única obra poderá apresentar mais de uma categoria. O número de obras de literaturas solicitadas deverá ser oito, sendo a maior parte delas de domínio público. As obras de literatura deverão ser substituídas em 50% a cada três edições do vestibular.

Como foram feitas as mudanças no Vestibular UEL 2025

Para chegar ao modelo do novo vestibular, a UEL formou um grupo de especialistas que, ao longo de um ano, debateu a Reforma do Ensino Médio, fez consultas à comunidade interna e externa e realizou uma avaliação qualitativa. 

Foram organizados grupos focais com graduandos, docentes da UEL e professores do Ensino Médio. Diante dos resultados, foi feita uma análise quantitativa e qualitativa para elaboração do relatório final.

Além das mudanças no modelo, a UEL deverá ainda instituir um canal permanente de diálogo com as escolas e realizar cursos de formação para professores do Ensino Médio para entenderem o que é solicitado e como será cobrado o conteúdo das provas. Outra proposta é realizar visitas às escolas e uma revisão da lista de obras literárias, incluindo outras linguagens, como por exemplo álbuns de alguns compositores.

Vem para o Colégio Sigma!

Se o seu sonho é estudar na UEL, venha para o Colégio Sigma! Reserve sua vaga pelo whatsapp, nossa equipe está à disposição para esclarecer dúvidas e te ajudar a dar esse importante passo para o futuro!