26 MAR Vestibular UEL 2025: lista de obras literárias mantém sete livros e inclui álbum dos Titãs

A UEL divulgou a lista de obras literárias que serão exigidas no Vestibular UEL 2025. A relação traz sete autores que já estavam na lista anterior (dos concursos 2023 e 2024) e acrescenta o álbum Cabeça Dinossauro, lançado em 1986 pelo grupo paulista Titãs, e que foi incluído na lista dos “100 Melhores Discos da Música Brasileira”, da revista Rolling Stone.

É claro que o Colégio Sigma, de Londrina, vai  te ajudar a se preparar para a UEL 2025. Preparamos um e-book com análise e exercícios de três obras que serão cobradas no vestibular: O Rei Da Vela, O Seminarista e Niketche.

Para receber gratuitamente, basta se cadastrar neste link.

Entenda as mudanças do Vestibular UEL 2025

Saiba quais são as obras literárias do Vestibular UEL 2025

1. O rei da vela – Oswald de Andrade;

2. O seminarista – Bernardo Guimarães;

3. Niketche – Paulina Chiziane;

4. Torto arado – ltamar Vieira Junior;

5. Melhores poemas – Fernando Pessoa;

6. Chove sobre minha infância – Miguel Sanches Neto;

7. Cartas chilenas – Tomás Antônio Gonzaga;

Álbum Musical:

8. Cabeça dinossauro – Titãs

Professor esperava mudanças

Muito embora a UEL tenha anunciado mudanças na lista de obras literárias, acabou repetindo a mesma relação das edições passadas, com apenas uma novidade: o álbum musical “Cabeça Dinossauro”, do Titãs.

“Penso que a universidade poderia ter divulgado antes se não iria renovar a lista. A expectativa era que a UEL trouxesse uma proposta nova para os estudantes ”, critica o professor Rogério Mendonça, o Biti, que dá aulas de literatura no Colégio Sigma.

Ele destaca que, apesar das críticas, a relação de obras tem excelentes livros.

“Cartas Chilenas”, por exemplo, tem uma linguagem difícil mas é absolutamente atual, pois fala de corrupção e política. Manteve-se também “O Seminarista”, um livro tradicional romântico de leitura simples.

Uma coisa boa, para Biti, é que a lista mantém a exigência de autores mais contemporâneos e modernos, como Mário de Andrade e Fernando Pessoa, dois grandes autores modernistas, um do Brasil e o outro de Portugal.

“São livros maravilhosos que trabalham temas atualíssimos, como Niketche, que trata da  questão afro ponto de vista feminino”, avalia.

“Torto Arado, de ltamar Vieira Junior, é um livro muito recente e singular da literatura brasileira.  A lista de contemporâneos tem ainda “Chove sobre minha infância”, do paranaense Miguel Sanches Neto.

Biti destaca, ainda, que a manutenção da lista traz uma certa tranquilidade para quem está no cursinho. “Penso que a UEL perdeu uma boa oportunidade de propor novas leituras aos estudantes, mas para os alunos que estão no cursinho, a manutenção traz vantagens, porque eles já estudaram estes livros.”

Novidade: álbum Cabeça Dinossauro

O álbum Cabeça Dinossauro (WEA, 1986), do grupo paulista de rock Titãs, foi listado como obra obrigatória para o Vestibular UEL 2025.

Cabeça Dinossauro é considerado um marco na música nacional e traz canções icônicas, como “Bichos Escrotos”, “Família”, “Homem Primata” e a música título, “Cabeça Dinossauro”, uma crítica ácida à vida em sociedade. A faixa introdutória, feita durante uma viagem de ônibus do grupo, por sinal, foi um arroubo de inventividade: surgiu de um cântico Xingu trazido pelo vocalista Paulo Miklos ao grupo, que, em êxtase, logo encaixou – aos gritos – frases que remetessem à “Idade da Pedra” e à irracionalidade humana, como “pança de mamute” e “espírito de porco”.

O álbum, com 13 músicas, representa, também, um momento de ruptura na carreira ao trazer uma sonoridade mais pesada ao grupo, que foi muito bem recebida pela crítica após o lançamento de “Televisão” (1985), embora as rádios resistissem em tocar canções muito críticas do álbum num primeiro momento.

As composições ácidas que misturavam punk, reggae e funk,eram embaladas por letras críticas ao momento político brasileiro. O país ainda passava por uma ditadura militar que, ainda que estivesse formalmente se desmanchando, mantinha-se suficientemente forte no imaginário popular. Isso tudo fermentou a guinada pesada na sonoridade do grupo.

A escolha do álbum musical para a prova, revela a coordenadora de Processos Seletivos  da UEL, Sandra Garcia, é uma forma de ampliar os horizontes dos estudantes na hora do concurso.

“A literatura é e sempre será uma característica forte nos nossos processos seletivos. A intenção (com o álbum musical) é de ampliar o repertório do estudante com obras contemporâneas e modernas. Iniciamos neste vestibular com um álbum muito instigante que trará uma nova forma de diálogo com a literatura”, comentou.

Vestibular UEL 2025

O Vestibular 2025 será realizado nos dias 17 e 18 de novembro, em fase única, com dois dias de provas. Para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda, Design Gráfico e Música será realizada prova de habilidades específicas, no dia 29 de setembro.

No primeiro dia, 17 de novembro, será aplicada a prova de Conhecimentos Gerais, com 60 questões de múltipla escolha, incluindo as disciplinas de Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa e Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Matemática e Química.

No segundo dia (18 de novembro), os candidatos realizarão a prova de Redação e a prova discursiva de Conhecimentos Específicos, sendo duas indicadas pelos Colegiados de cada um dos 53 cursos e uma terceira de Sociologia, comum a todos. A prova de redação terá valor de 30% do total e será composta de, no máximo, duas propostas a partir das quais os candidatos deverão produzir textos.

Outra modificação aprovada é que a UEL oferecerá somente inglês e espanhol como língua estrangeira. O concurso será centralizado em Londrina.