03 SET Vestibular 2021 da UEL: veja quais são as principais mudanças

Vestibular 2021 da UEL: veja quais são as principais mudanças

Está chegando a hora! As inscrições para o Vestibular 2021 da UEL começam nos próximos dias e tem muito estudante se perguntando como será a prova, que foi adiada e acontecerá em um único dia em março de 2021. A coordenação da universidade divulgou uma Resolução (CEPE Nº 041/2020) que fixa vagas e aprova as normas do concurso. E para ajudar os alunos do Colégio Sigma a entender todas essas novidades, separamos as principais mudanças e o cronograma do próximo vestibular:

- As inscrições estarão abertas de 14 de setembro a 30 de outubro de 2020. A prova será em fase única, no dia 14 de março de 2021, das 14h às 19h. As informações serão todas divulgadas no Manual do Candidato que estará disponível a partir do dia 14 de setembro. A UEL oferecerá 2564 vagas para os 65 cursos.

- Por ser uma única fase, a prova será elaborada na perspectiva interdisciplinar, abordando as áreas do conhecimento desenvolvidas no Ensino Médio, dividida da seguinte maneira:

* Conhecimentos Gerais: 36 questões de múltipla escolha (Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia);
* Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa: 10 questões de múltipla escolha;
* Língua Estrangeira (espanhol, francês ou inglês): 4 questões de múltipla escolha.
* A Redação será composta de uma proposta (um único tema): texto dissertativo-argumentativo.

- O aluno será eliminado e não terá sua redação corrigida se tiver um aproveitamento inferior a 26% da pontuação total ou zerar em qualquer parte da prova (Conhecimentos Gerais, Língua Portuguesa e Literaturas ou na Língua Estrangeira).
Atenção: A obtenção da pontuação mínima não garante a correção da prova de Redação.

Resultado
Segundo consta na Resolução divulgada pela UEL, o gabarito oficial da prova será divulgado em 31 de março e a relação dos candidatos classificados e não eliminados será publicada em 07 de abril de 2021. O resultado do Processo Seletivo Vestibular 2021 será divulgado em 30 de abril de 2021.

Sobre a Redação
A professora de Redação do Colégio Sigma, Flávia Cabral , ressalta que “saber qual gênero será cobrado no Vestibular 2021 da UEL é um bom avanço”. Segundo ela, texto dissertativo-argumentativo dá equidade porque esse gênero é trabalhado em todas as escolas do Brasil. “Será interessante, mas temos que aguardar a delimitação do tema.”

Dicas
Marli Carrion, da equipe pedagógica do Colégio Sigma, ressalta que vai ser muito cobrado nessa edição do vestibular a interpretação e a interdisciplinaridade. A dica agora é que o aluno estude realmente tudo, não deixe de lado nenhuma disciplina. “Por ser uma prova interdisciplinar, todas as disciplinas são importantes”, reforça Marli. Ainda, com essas mudanças no vestibular, Marli lembra que há uma similaridade com o Enem, uma prova em que o aluno precisa saber interpretar os textos, organizar e expressar ideias com clareza, interpretar informações, formular hipóteses, ter análise crítica das proposições éticas, sociais, políticas e científicas, interpretar os diversos textos nos eixos da narração, argumentação e da exposição.

“Agora é hora de arregaçar as mangas, pegar firme, não desanimar, observar tudo, prestar toda a atenção no que os professores falam, nessa interpretação e correlação de uma disciplina com outra”.

Bate-papo
Para ajudar os alunos a entenderem um pouquinho mais como vai ser a prova, os professores Biti, de Literatura, e Flávia, de Redação, realizaram uma live no Instagram do Sigma. Na ocasião lembraram a evolução do Vestibular da UEL, das mudanças que aconteceram nos últimos anos e analisaram algumas possibilidades para a edição atual. Clique aqui!