11 MAR UTFPR abre inscrições para o vestibular de inverno de 2024

UTFPR abre inscrições para o vestibular de inverno de 2024

O vestibular de inverno da UTFPR está com inscrições abertas até 9 de abril de 2024. Para se inscrever, é preciso acessar o Portal do Candidato, preencher os dados e realizar o  pagamento da taxa de R$150 até o dia 10 do mesmo mês.

Nesta edição do vestibular, a UTFP oferece 4.219 vagas em 106 cursos em 13 campi do Paraná, com ingresso no segundo período letivo deste ano.

Metade das vagas ofertadas no vestibular é reservada para candidatos que cursaram todo o ensino médio em escola pública, com cotas específicas para pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas ou com deficiência e para quem tem renda familiar per capita de até um salário-mínimo.

É possível pedir isenção da taxa de inscrição até 22 de março. Para isso, o candidato precisa comprovar não poder arcar com o valor, com o envio da folha resumo do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que apresente renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo per capita.

Pessoas com deficiência ou com necessidades educacionais específicas poderão solicitar adaptações razoáveis para a realização das provas até 9 de abril.

A UTFPR é a primeira e única universidade tecnológica do Brasil e está presente em praticamente todas as regiões do Paraná. A instituição possui campus instalados nas cidades de Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo. Ou seja, é a universidade pública com a maior presença no estado e um das maiores multicampi do Brasil.

Duas opções

Os candidatos a uma vaga na UTFPR podem escolher até dois cursos, um em primeira opção e outro em segunda. No caso de não aprovação em nenhuma das duas, ficarão automaticamente inscritos na lista de espera e continuarão concorrendo nas chamadas seguintes.

O edital prevê a participação de treineiros, modalidade voltada a quem quer apenas testar os conhecimentos sem concorrer efetivamente às vagas ofertadas. Candidatos que não tenham a previsão de concluir o ensino médio antes do início do segundo semestre letivo devem obrigatoriamente se inscrever nesta modalidade.

Passo a passo para se inscrever na UTFPR

1. Acesse o Portal do Candidato.

2. Caso ainda não tenha, realize o cadastro dos dados pessoais e contatos.

3. Responda ao questionário socioeconômico educacional.

4. Preencha o formulário de inscrição, que indicará as modalidades possíveis de concorrência, de acordo com as respostas.

5. Escolha a cidade em que quer realizar as provas e os cursos. Também selecione entre os idiomas espanhol e inglês para as questões de língua estrangeira moderna.

6. Finalize a inscrição.

7. Caso necessário, ainda pelo Portal do Candidato, você poderá solicitar atendimento especial para as provas ou isenção da taxa de inscrição.

Sobre as provas

As provas serão aplicadas no dia 19 de maio, de modo presencial, nas 13 cidades em que a UTFPR possui campus. Serão realizadas duas provas: uma de conhecimentos gerais, com 60 questões objetivas, e outra de redação em língua portuguesa. Mais informações podem ser encontradas no Espaço do Candidato, como o programa de provas, o manual de inscrição e o guia.

O ensalamento deve ser disponibilizado a partir de 13 de maio. A divulgação do resultado está prevista para o dia 2 de julho, com a publicação da lista de espera na data seguinte.

Para saber mais, acesse a página do Vestibular e confira o edital.