Loader

Blog

25 FEV UEL 2021: é hora de revisar os conteúdos recorrentes do vestibular

UEL 2021: é hora de revisar os conteúdos recorrentes do vestibular


Está chegando a hora do vestibular da UEL! No cursinho, no ensino médio, na modalidade híbrida ou totalmente online, nós aqui do Sigma temos certeza que você se esforçou e se dedicou para fazer a melhor prova possível. Há poucos dias do vestibular, é hora de dar aquela revisada nos conteúdos mais recorrentes e que podem ser cobrados na UEL 2021. Os alunos Sigma já sabem que nossos professores estão sempre atualizados sobre os conteúdos que mais caem no vestibular e investem neles nas aulas. Para dar aquela força nessa reta final, nossa equipe apontou alguns assuntos que valem sua atenção nesses dias que faltam para o vestibular. Bora revisar?

Linguagens

Faça as provas anteriores da UEL, corrija e estude seus erros. 

Atenção à língua estrangeira: não negligencie os estudos nessa área, pois as quatro questões podem fazer diferença no resultado. Conheça a prova estudando edições anteriores.

Leia comentários críticos sobre as obras literárias. 

Treine a redação com tempo definido, uma hora e meia, no máximo. Inclusive, treine de máscara para se aproximar das condições da prova

Guia de resumos das obras literárias

Dicas de redação para a UEL

Geografia

Biomas e domínios morfoclimáticos -  dê especial atenção à classificação de Aziz Ab'Saber, que individualiza as paisagens a partir de uma combinação entre os elementos da natureza, tornando-as homogêneas. São temas relacionados ao assunto as queimadas no Patanal e na Amazônia. 

Revolução tecnocientífica - preste atenção às alterações da produção econômica em virtude da pandemia. O trabalho em home office, por exemplo, só é possível por causa dos avanços tecnológicos.

Impactos ambientais - mais uma vez, vamos pensar na pandemia de Covid-19, que tem explicação na destruição de biomas selvagens. 

Biologia

Fisiologia vegetal - transpiração, trocas gasosas e hormônios vegetais.

Genética molecular - duplicação do DNA e expressão gênica (transcrição e tradução)

Ecologia - atenção a temas como sucessão ecológica e relação ecológica entre os seres vivos

Matemática

Porcentagem, conjuntos e equações do 1º e 2º grau.

Função afim, função quadrática, função exponencial, logaritmos, análise combinatória, probabilidade, progressão aritmética e geométrica.

Trigonometria no triângulo retângulo e funções trigonométricas.

Teorema de Pitágoras; semelhança de triângulos; estudo de polígonos regulares; estudo da circunferência; área de figuras planas; área e volume de sólido

Física

Relatividade

Átomo de Bohr

Radiação do corpo negro

Leis e ciclos da termodinâmica 

Física mecânica - força, trabalho e energia

Leis de Newton

Dinâmica impulsiva

Mente sã, corpo são

Às vésperas do vestibular da UEL, não se esqueça que o descanso é importante, assim como a alimentação. Passar a noite acordado para estudar põe em risco a sua saúde e, na maioria das vezes, traz efeito reverso.

Seja moderado no consumo de cafeína e energéticos.

Tire um tempo para descansar a mente com atividades prazerosas que vão te ajudar a relaxar antes do vestibular.