17 OUT Saiba o que estudar para o vestibular da UEL

Saiba o que estudar para o vestibular da UEL

Com a proximidade do vestibular UEL 2025, muitos estudantes se perguntam: “O que devo priorizar nos meus estudos?”. Se você está nessa fase, o curso Intensivo UEL 2025 do Colégio Sigma pode ser a escolha ideal para aproveitar ao máximo essas últimas semanas.

O Intensivo UEL Sigma é uma excelente opção para revisar os conteúdos mais recorrentes no vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Com início em 21 de outubro e término em 14 de novembro de 2024, o curso oferece uma preparação focada e estratégica, conduzida por uma equipe de professores altamente qualificados.

Saiba quais são as obras obrigatórias do Vestibular UEL 2025

Baseado na resolução de exercícios e simulados, o curso revisa os temas que mais costumam cair nas provas da UEL, garantindo uma preparação sólida tanto para a fase objetiva quanto para a discursiva. E o melhor: você pode escolher entre as modalidades presencial ou remota, conforme sua necessidade.

Saiba mais sobre o curso ao final deste artigo.

Agora, se quer descobrir quais são os conteúdos que mais caem no vestibular da UEL, preparamos um resumo dos temas mais importantes para cada disciplina. Acompanhe!

Conteúdos recorrentes no vestibular UEL

Biologia

A prova de Biologia da UEL costuma dar destaque à genética, com ênfase em heranças, cruzamentos e as Leis de Mendel. Além disso, ecologia, principalmente ciclos biogeoquímicos e cadeias alimentares, é um tema recorrente. Fisiologia humana, especialmente os sistemas digestório, circulatório e respiratório, também é essencial, assim como o estudo de organismos e doenças genéticas.

Química e Física

Em Química, foque em eletroquímica, termoquímica e química orgânica. Identificar reações de oxidação, combustão e compreender as propriedades dos compostos orgânicos são conhecimentos indispensáveis. Já em Física, revise mecânica, eletricidade e termodinâmica, dando atenção especial aos movimentos uniformes e acelerados, circuitos elétricos e transferência de calor.

Filosofia e Sociologia

Em Filosofia, conheça bem as ideias de Platão, Aristóteles e Descartes, além das correntes contemporâneas. Questões sobre ética e teoria do conhecimento aparecem com frequência. Para Sociologia, estude temas como estratificação social, cultura e teoria do Estado, revisando autores como Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber.

Linguagens e Redação

Na prova de Linguagens, é importante revisar gramática básica, focando em análise sintática, ortografia e as funções do "que". A lista de obras literárias obrigatórias da UEL também é um ponto crucial. Quanto à redação, prepare-se para produzir textos em prosa, seguindo as propostas fornecidas.

História e Geografia

Em História do Brasil, priorize temas como Brasil Colônia, Ditadura Militar e os processos de industrialização e globalização. Na História Geral, a UEL costuma cobrar questões sobre escravismo na Antiguidade, o papel do Cristianismo e Islamismo na Idade Média e a Revolução Industrial. O confronto entre capitalismo e comunismo e as origens do fascismo no século XX também são temas frequentes.

Para Geografia, revise geopolítica, meio ambiente e industrialização. Questões sobre urbanização e problemas ambientais no Brasil são recorrentes, assim como fenômenos globais, como aquecimento global e conflitos territoriais.

Como funciona o curso Intensivo UEL Sigma

O curso Intensivo UEL 2025 oferece uma preparação completa e direcionada, com aulas focadas na resolução de exercícios e simulados no formato da prova da UEL. Além disso, conta com correções semanais de redação, questões discursivas e monitorias para tirar dúvidas de Física, Química e Matemática.

Formato do curso

• Simulados no modelo da prova UEL

• Correção semanal de redação

• Correção de questões discursivas

• Monitoria para Física, Química e Matemática

Modalidades de ensino

• Presencial: com aulas nos turnos matutino, vespertino ou noturno, de segunda a sexta-feira.

• Remoto: com aulas ao vivo, nos períodos matutino ou vespertino, que podem ser assistidas posteriormente, quantas vezes quiser.

O curso Intensivo UEL Sigma é a escolha certa para garantir que você esteja bem preparado para enfrentar o vestibular com confiança. Entre em contato com nossa equipe e faça sua matrícula.