27 FEV Planejamento de estudos para passar no vestibular

Planejamento de estudos para passar no vestibular

O sonho de boa parte dos alunos é passar no vestibular. Não há muitos segredos, o caminho para alcançar esse objetivo é estudar! Focar e planejar o estudo pode fazer toda diferença, conforme orientaram as profissionais da equipe pedagógica do Colégio Sigma e uma psicóloga durante a palestra “Planejar, estudar e aprender...O caminho para o sucesso”, realizada para alunos do colégio.

“É importante acreditar que pode conquistar esse sonho”, destacou Silvia Helena Raimundo de Carvalho, da equipe pedagógica. Durante a conversa com os alunos ela abordou o mindset de crescimento e a importância de focar no objetivo e organizar um planejamento de estudos. Na prática, conforme destaca Marli Carrion, da equipe pedagógica do Sigma, o primeiro passo é estabelecer qual é a meta que o aluno deseja alcançar, ou seja, qual o curso que pretende prestar vestibular. O segundo é o autoconhecimento e o processo prático com a elaboração de um plano de estudos. “É importante lembrar que plano de estudo é individual”, pontuou e deu algumas dicas:

- identificar as áreas de predominância do curso escolhido;

- identificar as disciplinas que tem mais facilidade e as que tem dificuldade;

- escolher um local para estudo: tranquilo e sem estímulo de dispersão;

- fazer pequenos intervalos entre os estudos de diferentes disciplinas;

- antes de iniciar os estudos, selecionar os materiais que vai precisar para aquele período;

- treinar a distribuição de tempo para resolução de questões;

- deixar o celular longe;

- aos finais de semana descansar, mas sem deixar os estudos de lado;

“Na planilha de estudos uma sugestão é ir sinalizando pontos positivos e negativos e depois ver o que pode ser adequado”, frisa Marli.

E para que o planejamento seja bem-sucedido e o objetivo alcançado, a psicóloga Luciana Gusmão afirma que é preciso controlar a ansiedade. “Às vezes o estudante se vê interrompido na sua rotina por vários pensamentos, normalmente ruins, como ‘e se eu não passar?’ ou não consegue dormir à noite por causa da prova no dia seguinte. São estados emocionais que produzem consequências ruins. É preciso reverter isso”, exemplifica a psicóloga.

Para lidar com a ansiedade e amenizar seus sintomas, Luciana sugere desenvolver a auto-observação, a assertividade, olhar e valorizar dados da realidade e aprender a fazer práticas meditativas, entre outras ações. Sobre a meditação, a psicóloga recomenda a prática do Mindfulness, que é um método de treinamento mental e que não exige muito tempo. “É um exercício que ajuda a desenvolver hábitos”.

O estudante Emanuel Menezes Schimdt, do Pré-Vestibular, conta que já tem uma rotina consolidada de estudos, mas após participar da palestra vai tentar organizar ainda mais seus estudos fazendo um planejamento e o seguindo à risca. “O planejamento vai me guiar até o meu objetivo”, afirma o aluno que estuda para o vestibular de Medicina. Ana Kaore Fujarra, também do Pré-Vestibular, diz que estuda bastante mas sem planejamento. “Vim na palestra para aprender a planejar os estudos. O planejamento vai me ajudar a distribuir melhor os horários”, pontuou. Durante a palestra, os alunos receberam uma planilha com uma sugestão de planejamento que inclui horários e disciplinas a serem estudadas e revisadas.