07 JUL Oscar Sigma 2022: saiba como foi a cerimônia de premiação

Oscar Sigma 2022: saiba como foi a cerimônia de premiação

No Curso e Colégio Sigma, em Londrina, biologia e responsabilidade social se encontraram na segunda edição do Oscar Sigma, um festival de curtas metragens organizado pela escola para incentivar o desenvolvimento de habilidades interdisciplinares entre os alunos da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. Os filmes podem ser assistidos aqui.

O projeto é do professor Leandro, de educação física, que desafiou os alunos a produzirem um filme usando os recursos que eles têm disponíveis. O tema era livre, mas tinha que incluir biologia e impactos sociais.

A cerimônia do Oscar Sigma, com direito a roupas de gala e tapete vermelho, premiou nas categorias: melhor filme, filme mais criativo, melhor conteúdo e melhor edição. Como premiação extra, foi escolhido, também, o melhor teaser.

Saiba como foi a edição do Oscar Sigma de 2021

Da pesquisa à edição: criação dos filmes exigiu trabalho em equipe

Para realizar os filmes, os alunos fizeram pesquisas, roteirizaram as histórias, gravaram as cenas e editaram. Depois disso, foi feita uma exibição pela internet para que toda a comunidade Sigma pudesse votar.

Além das habilidades técnicas e de conteúdo, foi preciso envolver no trabalho as habilidades sociais. Afinal, fazer um filme implica em tomar muitas decisões e os alunos precisaram aprender a negociar, como é imprescindível no trabalho em equipe.

“Fiquei impressionado com o empenho e as habilidades dos alunos. Eles uniram pesquisa, jornalismo, atuação, planejamento, edição…. Todos os trabalhos apresentados foram de muita qualidade”, afirmou o professor Leandro.

E o Oscar vai para ….

Confira aqui os filmes premiados no Oscar Sigma 2022:

1- Melhor filme

Aids: a doença dos SH

2- Melhor atuação

Lembranças de Marina

3- Melhor conteúdo

Cogumelos Alucinógenos

4 - Filme mais criativo

Algas

4- Melhor teaser

Perigo na Floresta

Com a palavra, os vencedores

O filme “Aids, a doença dos 5H” foi feito pelos alunos Ana Luiza Pacheco, Estela Almeida, Sara Veloso, Maria Eduarda Rodrigues e Pedro Augusto Vidotti. Eles  contam que todo o processo de produção foi muito trabalhoso. “A gente não imaginava que seria tão complexo! Foi preciso pensar no tema, roteirizar e depois gravar”, contam eles, que contaram até com a ajuda das mães.

O maior desafio, porém, foi o trabalho em equipe. “A gente teve que entrar em acordo sobre as decisões, mas no fim deu tudo certo”, comemoram eles, que gostaram muito da proposta e do formato da premiação, com direito a estatueta, tapete vermelho e roupas de gala.

“Na hora que chamaram nosso nome, quase não acreditamos. Receber esse reconhecimento por fazer algo que era totalmente novo para a gente foi muito legal. Estamos muito felizes!”