22 MAI Literatura no Enem: o que estudar para a prova?

Literatura no Enem: o que estudar para a prova?

É tempo de começar a se preparar para o Enem 2020! Para serem assertivos nos estudos e terem um bom desempenho na prova de Literatura, o professor Biti do Colégio Sigma fala sobre as tendências de conteúdo do concurso e o que não pode deixar de ser estudado. Por ser uma prova federal, lembra o professor de Literatura, há muito interesse do Enem de valorizar aspectos nacionais. Então é comum aparecerem questões relativas aos movimentos artísticos e literários que lutam por essa identidade. Vamos a eles:

- Quinhentismo – aborda produções literárias relacionadas ao período do descobrimento;
- Romantismo – momento da formação do nacionalismo;
- Modernismo – a grande busca de uma identidade cultural brasileira;
- Tropicalismo – o complemento do modernismo, com uma visão crítica e política.

“Concentre esforços na História da Literatura, especificamente nesses movimentos que traduzem a ideia de uma busca de uma identidade cultural, artística, social, ética e estética brasileira”, sugere Biti.

Entre os escritores que costumam cair, que são campeões de audiência no Enem, lembra o professor, estão os clássicos Machado de Assis e Carlos Drummond de Andrade. Ele alerta, entretanto, que o exame costuma utilizar a produção desses escritores para fazer perguntas de interpretação de texto. “A grande qualidade da cobrança do Enem não é se o aluno conhece ou não a História da Literatura, mas sim se consegue ter competência e habilidade de interpretar o texto dado”, analisa o professor. O Enem escolhe os “medalhões”, destaca Biti, mas com objetivo de cobrar interpretação, o que o autor quis dizer. “Quanto mais o aluno adquire competência e habilidade linguística, mais eficácia e bom resultado conseguirá na prova do Enem”.

Mais dicas para estudar literatura para o Enem 2020:
Outros três pontos que o aluno precisa ter conhecimento e que são muito cobrados nas provas do Enem, segundo Biti, são:

- Variação linguística - Trata-se de uma prova nacional, então é importante que o aluno entenda que a língua portuguesa tem diferenças entre as regiões e, às vezes, no mesmo estado ou na própria cidade. “Quanto mais o aluno se adapta à linguagem formal, informal, às variações regionalistas ou dialetais mais preparado vai estar”.

- Metalinguagem – O discurso que explica o discurso, o poema que explica o poema, o livro que explica o livro, a arte que explica a arte. “É importante para o aluno ter a consciência da preocupação do artista em fazer o próprio trabalho artístico”.

- Intertextualidade – Nenhum texto nasce do nada. Todo escritor lê outro escritor. “Normalmente um grande escritor faz seu texto dialogar com o texto de outros grandes escritores”. E uma dica muito importante é que quando o escritor usa um tom satírico, de deboche ao escritor do texto original essa intertextualidade ganha o nome de paródia.

Bons estudos!