Loader

Blog

22 JAN Inscrições do SISU 2020 foram prorrogadas: confira o novo prazo

Inscrições do SISU 2020 foram prorrogadas: confira o novo prazo


Foi ampliado até o dia 26 de janeiro o prazo para inscrição no SISU 2020 (Sistema de Seleção Unificada). Antes, conforme já havíamos divulgado aqui no blog do Colégio Sigma, o prazo seria de 21 a 24 de janeiro. Porém, o INEP, que organiza o ENEM, decidiu estender a data após identificar inconsistências nas notas de 5.974 participantes do exame, o que atrasou a divulgação dos resultados.  As notas foram atualizadas no dia 20 de janeiro e já podem ser consultadas na Página do Participante e no aplicativo do ENEM.

O SISU é um programa do Ministério da Educação que facilita a entrada de alunos em instituições públicas de ensino superior de todo o País. O resultado do SISU 2020 sairá no dia 28 de janeiro. No Paraná, as universidades ofertam milhares de vagas por meio desse sistema de seleção, mas os estudantes paranaenses também podem se inscrever para instituições de outros estados.

Como funciona

  • Para se inscrever no SISU 2020 o estudante precisa se cadastrar no site oficial com a nota do ENEM; 
  • A nota do exame é que vai orientar a seleção para universidades de todo o Brasil; 
  • As inscrições são feitas somente online e de forma gratuita;
  • É possível se inscrever em duas opções de cursos; 
  • Até o final do prazo de inscrição, é possível acompanhar as atualizações das notas de corte de cada curso e mudar a opção. 

Inconsistências
De acordo com o INEP, as notas com inconsistência no ENEM representam 0,15% do total de presentes (3,9 milhões). Os casos se concentram em quatro municípios: Viçosa, Ituiutaba e Iturama, em Minas Gerais; e Alagoinhas, na Bahia. A discrepância entre o número de acertos e a nota divulgada inicialmente é consequência de uma associação equivocada entre a cor do Caderno de Questões e o gabarito correspondente. Não houve alteração nas notas da redação. Ainda de acordo com o INEP, todas as provas dos 3,9 milhões de participantes foram analisadas.

Confira:

  • Saiba como funciona o SISU 2020 e quantas vagas as universidades do Paraná disponibilizam. Clique Aqui.