Loader

Blog

24 SET Entenda como será o Novo Ensino Médio do Colégio Sigma

Entenda como será o Novo Ensino Médio do Colégio Sigma


Chegou a hora de escolher o Novo Ensino Médio do Sigma! Você já sabe que, a partir de 2022, todas as escolas brasileiras terão que se adequar a um novo modelo de ensino nessa fase escolar. O objetivo da mudança é ajudar os estudantes a encontrarem sua vocação e iniciarem a vida adulta mais preparados para o futuro. 

O Novo Ensino Médio é uma novidade boa, mas, como todas as transformações, pode ser meio confuso no início. BNCC, itinerários formativos, projeto de vida, carga horária aumentada são palavras que fazem parte desse novo universo. Para te ajudar a entender todas essas mudanças que vão fazer parte da sua vida, preparamos um ebook exclusivo. Quer saber mais? Faça o download gratuito aqui!

Mas... como será no Sigma?

O Sigma vai seguir todas as orientações do Ministério da Educação, sempre de acordo com o nosso jeito de ensinar! Educação de qualidade, com uso de tecnologias, apoio socioemocional e uma proposta pedagógica sempre atualizada são os nossos diferenciais. 

Com o Novo Ensino Médio, as principais mudanças vão ocorrer na 1ª série. Além de oferecer a formação geral conforme a BNCC, também teremos os itinerários formativos e projeto de vida. Outra novidade é que vocês ficarão mais tempo na escola: a carga horária mínima passará das atuais 800 horas para 1.000 horas anuais. 

Na prática, significa que todos os alunos receberão as aprendizagens essenciais na chamada formação geral e ainda poderão se aprofundar na área de sua preferência por meio dos itinerários.

Quer saber qual itinerário combina mais com você? Faça o teste!

Quais serão os itinerários formativos no Sigma?

Nós vamos oferecer, na 1ª série em 2022, itinerários formativos nas quatro áreas de conhecimento. As propostas são semestrais e você poderá escolher em qual área quer se aprofundar. 

Conheça agora os nossos itinerários:

Ciências da natureza e suas tecnologias

Biotecnologia e Ética

Energias renováveis e eficiência energética

Imunologia e saúde pública

Mundo sustentável

Ciências humanas e suas tecnologias

Brasilidades

Modelos políticos no cinema e na literatura

Empreendedorismo e o novo mundo do trabalho

Gestão e produção cultural

Linguagens e suas tecnologias

Comunicação e mídias digitais

Produção e gestão artística e cultural 

Jornalismo digital

Metodologias ágeis para solução de problemas

Matemáticas e suas tecnologias

Minhas finanças: gestão e investimento

Moradias: espaços, formas e impactos sociais

Gamificação

Jovem programador e jovem cientista

E depois?

Na 2ª série, os alunos seguem na mesma proposta pedagógica, com 30 tempos semanais compostos pela formação geral básica e projeto de vida. Na 3ª série, além dos 30 tempos da formação geral básica e da proposta pedagógica, é ofertado o pré-vestibular integrado no período vespertino. 

Como serão os horários?

No Novo Ensino Médio, os alunos terão 6 aulas diárias de 50 minutos, das 7h15 às 12h40, além de provas às sextas-feiras, das 14 às 17 horas. Eventualmente, são agendadas avaliações externas (simulados) aos sábados).

Vem para o Sigma! Entre em contato pelo whatsapp .