Loader

Blog

26 JAN Entenda como será a prova de redação no Vestibular UEL 2022

Entenda como será a prova de redação no Vestibular UEL 2022


O Vestibular 2022 da UEL terá mudanças importantes na prova de redação. A universidade já anunciou que, na edição atual, poderão ser cobrados textos como resposta interpretativa, resposta argumentativa, resumo ou comentário crítico. A proposta é diferente do vestibular UEL 2021, quando foi cobrado na prova a produção de um texto argumentativo-dissertativo. 

Aqui no Sigma você pode  se preparar para fazer uma redação nota 1000 na UEL com a professora Flávia Cabral. Ainda dá tempo de se inscrever no CPM de Redação que acontece todas às sextas-feiras, das 15 horas às 16h40. Para mais informações, entre em contato pelo nosso Whatsapp. 

Vestibular UEL 2022: redação será decisiva

Em 2022, o vestibular da Universidade Estadual de Londrina será novamente realizado em apenas um dia, em 6 de março.  Ao todo, os candidatos responderão 50 questões, sendo 36 questões de múltipla escolha elaboradas na perspectiva interdisciplinar, abordando as áreas do conhecimento do Ensino Médio (Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia). Outras dez questões serão de Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa e mais quatro de Língua Estrangeira (inglês, espanhol ou francês). A segunda parte da prova será composta pela redação, que vai cobrar uma produção textual em prosa. 

 Como é tradicional no vestibular da UEL, a redação poderá ser decisiva para sua aprovação: só serão corrigidas as redações dos candidatos que acertarem pelo menos 26% da prova de conhecimentos e não tirarem zero em qualquer um dos segmentos (Conhecimentos Gerais, Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa e Língua Estrangeira). Quem não atingir essas exigências, será eliminado. 

Dicas para fazer uma boa redação no vestibular 2022 da UEL 

  1. Não fuja do tema proposto: leia e interprete a proposta com atenção para entender a temática elaborada.

  2. Fique atento aos comandos da prova, avaliando os verbos usados no enunciado e produzindo seu texto com base no que está sendo solicitado.

  3. Faça propostas de vestibulares anteriores, atentando aos gêneros que serão cobrados na edição atual. 

  4. Sua redação deve  ser fácil de entender para qualquer leitor, inclusive aquele que não conhece o enunciado. 

  5. Analise os feedbacks dados por seus professores à sua redação para adequá-la  cada vez mais às exigências da UEL. 

  6. Ao planejar seus estudos, separe um dia da semana para fazer e refazer redações com a cabeça descansada. 

  7. Entenda como usar os recursos linguísticos para atender a proposta da UEL, estudando conteúdos recorrentes de gramática. 

  8. Consulte edições anteriores da revista Diálogos Pedagógicos, publicada pela própria universidade e disponível no site da Cops. Na publicação, é possível observar as propostas relacionadas aos gêneros que podem ser cobrados e analisar como deve ser a construção dos textos avaliados com boas notas.