11 OUT Ensino médio Sigma: saiba como foi o Desafio Sigma, nossa gincana anual

Ensino médio Sigma: saiba como foi o Desafio Sigma, nossa gincana anual

Provas, desafios, aprendizagem e muita interação marcaram mais uma edição do Desafio Sigma, a gincana anual do ensino médio do Colégio Sigma em Londrina.  O evento, que já é tradicional, tem como objetivo integrar os estudantes de diferentes turmas, promovendo a socialização por meio de atividades lúdicas e desafiadoras, que tornam o aprendizado mais leve e dinâmico.

A ideia do Desafio Sigma é que os alunos testem os conhecimentos e, acima de tudo, interajam e se divirtam. Para a equipe do Sigma, momentos como esse são importantes porque, no dia a dia, a convivência tende a se limitar aos amigos de uma mesma turma.

“Quando promovemos atividades que ampliam esses relacionamentos, os alunos têm a oportunidade de se conhecerem melhor, interagirem com diferentes colegas, descontraírem e formarem novas amizades. Essa socialização é fundamental para o desenvolvimento humano, especialmente nessa fase da vida, em que o grupo de iguais tem um papel central”, explica a diretora pedagógica Silvia Helena Raimundo.

Conheça o Oscar Sigma

Provas desafiadoras e divertidas

Entre as provas que marcaram essa edição, o “Soletrando” se destacou ao testar os conhecimentos ortográficos dos alunos, desafiando-os a soletrar palavras corretamente em um clima de muita pressão. Já o “GPS Humano” exigiu que os participantes identificassem rapidamente países e suas bandeiras, em uma corrida contra o tempo. “Foi uma prova que uniu geografia e muita agilidade mental”, comenta Silvia Helena.

Outra atividade que divertiu a todos foi a “Torta na Cara”, um quiz sobre conhecimentos gerais no qual o aluno que errava a resposta levava uma “torta na cara”. O show de talentos também foi um grande momento da gincana, com apresentações que emocionaram a plateia. Um dos destaques foi uma performance de balé clássico, com a aluna Luiza, da terceira série, que surpreendeu a todos com sua técnica e elegância no palco e foi a grande campeã.

Além das competições, a solidariedade deu o tom ao evento. Este ano, uma das disputas envolveu a arrecadação de brinquedos para uma creche local e os alunos se superaram, batendo o recorde de doações dos anos anteriores.

A vitória do Terceirão

No final, quem levou a melhor foi o terceirão, que se destacou em várias provas, deu um show de organização e conquistou o troféu de campeão. Para os alunos do último ano, essa vitória teve um sabor especial, já que estão prestes a encarar desafios importantes, como o ENEM e os vestibulares.

Estela, da terceira série, contou: “Para mim, foi uma experiência muito incrível porque, na minha primeira série, não tivemos o Desafio Sigma por causa da pandemia. No ano passado, as salas foram misturadas, mas esse ano, sendo por turma, eu senti que minha sala ficou muito mais unida. Conversei com pessoas que nunca tinha falado antes, e a gente se conectou de um jeito muito especial. Mesmo perdendo algumas atividades, a gente torcia pelos colegas, foi muito divertido e trouxe um alívio no meio da pressão do vestibular.”

Cecília, da segunda série, também destacou a importância da integração: “Participar do Desafio Sigma foi muito bom, não só pela união da minha sala, mas também pela interação com os outros anos. As provas misturaram diversão e aprendizado, com muito conhecimento geral envolvido. Foi uma experiência gratificante que deixou minha turma mais unida, e eu adorei a parte da caracterização, da torcida e do apoio que todos deram.”

Conheça o Colégio Sigma

Se você quer um ensino médio que vai além da sala de aula, com eventos que promovem aprendizado de forma leve e integrada, venha conhecer o Ensino Médio do Colégio Sigma. Agende uma visita e conheça nossa escola!