27 FEV Dicas do Colégio Sigma para te ajudar na escolha da profissão

Dicas do Colégio Sigma para te ajudar na escolha da profissão

O ensino médio é a época em que muitos adolescentes se deparam com o dilema da escolha da profissão. Antes mesmo de finalizar esta fase da vida escolar, é preciso assinalar na inscrição do vestibular qual é o curso desejado, o que gera dúvidas, angústias e muito estresse.

Aqui no Colégio Sigma, em Londrina, a gente acredita que o processo de escolher a profissão não precisa causar sofrimento. Por isso, apoiamos nossos alunos em toda a jornada, orientando, acolhendo e levando informações importantes sobre o tema.

Conheça o ensino médio do Colégio Sigma

E, para incentivar reflexões sobre este tema, convidamos a psicóloga Maria Luiza Jorge, a Malu, para falar sobre o tema Ela defende uma redução na pressão sobre os adolescentes nesta fase da vida para que o caminho da definição da profissão seja mais tranquilo. Confira trechos da nossa conversa:

Acolhimento

Malu destaca que o ensino médio é uma fase de amizades, despedidas, estudos, leituras e muitas descobertas. Por isso, além do vestibular e do ENEM, essas experiências devem ser valorizadas.

“O grande papel do ensino médio é de apoio, orientação, organização de estudos e muita escuta desses adolescentes. Não tem como evitar a angústia, pois ela faz parte dessa etapa da vida e os adolescentes terão que lidar com isso. Ao colégio, cabe ser acolhedor (acolhe a dor), para que os alunos sintam que podem contar com a escola para uma conversa, uma troca de ideias ou uma roda de diálogos sem se sentirem pressionados.”

Escolha da profissão

A escolha profissional é uma tarefa complexa, por isso, se o adolescente tem muitas dúvidas, é recomendável buscar um profissional para realizar testes de Orientação Vocacional.

Também ajuda na escolha da profissão fazer uma boa pesquisa sobre as carreiras de preferência, suas características, campo de trabalho e remuneração. Quanto mais informações sobre a profissão, mais tranquila será a escolha.

“Tomar essa decisão deve levar em conta o nosso desejo, o que queremos ser e o que almejamos realizar. É importante também percebermos nossas características pessoais, nossa personalidade, gostos e interesses, pois são pontos importantes para a escolha”, diz.

Arrependimento

Em geral, somos muito jovens na época em que escolhemos o curso de graduação, por isso, Malu tranquiliza quem se arrepende:

“Errar é do ser humano, assim como aceitar e assumir esse erro. Está tudo bem se for preciso parar, voltar e até fazer outro cursinho. O importante é estar seguro com a nova escolha, sentir-se no caminho certo  e ficar bem com isso.”

Malu reforça, ainda, que o arrependimento faz parte da vida e pode ser encarado como uma oportunidade para refletir sobre o que realmente queremos e o que precisamos fazer para “mudar de direção”.

Papel da escola

E como a escola pode ajudar no processo de escolha da profissão?

“É importante que professores e coordenadores estejam presentes para os alunos, sempre de portas abertas para conversas. Outro apoio importante é em relação à organização de estudos, considerando tempo de estudo, leituras, tarefas e trabalhos.”

A escolha profissional é uma jornada pessoal repleta de desafios e descobertas. Aceitar as inevitáveis mudanças de direção, aprender com os erros e seguir adiante são elementos essenciais para construir uma trajetória profissional significativa e satisfatória.

Se você quer conhecer melhor a proposta do Colégio Sigma para o ensino médio, entre em contato! Nossa equipe está sempre à disposição para informar e esclarecer dúvidas.