01 ABR Dicas de filmes para assistir durante a quarentena

Dicas de filmes para assistir durante a quarentena

É tempo de ficar em casa. A pandemia do Coronavírus está impondo uma nova rotina para todas as pessoas, entre elas a quarentena como forma de conter a propagação da doença. Novos hábitos, novas rotinas de trabalho e de estudo. Mesmo em casa, os alunos precisam continuar estudando, executando as atividades e assistindo às vídeos-aula.

Porém, sem contato pessoal com professores ou outros colegas pode bater um desânimo. Para inspirar os alunos a manterem a energia e o otimismo, a professora de artes do Colégio Sigma, Régia Rodrigues, selecionou três filmes para serem assistidos nos momentos de pausa. “Selecionei filmes que gosto muito, que falam sobre artistas renomados, temas atuais e com processo de produção diferenciado”.

- Com Amor Van Gogh – "É um filme recente, uma animação, que fala sobre a vida do pintor Van Gogh. O filme é surpreendente porque foi inteiro filmado a partir de pinturas a óleo. São mais de 100 pintores que, seguindo o mesmo estilo e técnica do Van Gogh, reproduziram os frames das filmagens. A produção gravou a história com atores e, na sequência, os artistas pintaram as cenas, os frames, com tinta a óleo. Demorou dias para ser feito. É bonito pelo resultado visual inovador e também pela história de vida do artista."

- Big Eyes – "Conta a história de uma artista americana nas décadas de 1940 e 1950. Margaret era uma grande pintora e criava obras populares de crianças com grandes olhos. Naquela época a sociedade artística não aceitava mulheres, então o seu marido começou a assinar as suas obras como se ele fosse o pintor, aparecia na mídia e fazia exposições. A artista entrou numa crise tão grande e quase foi internada com surtos psicóticos por causa disso. Anos depois decide processar o marido para retomar os direitos dos seus quadros. O filme vale a pena por apresentar um assunto super atual, pois aborda o papel da mulher dentro da arte. Dirigido por Tim Burton, fala bem a linguagem jovem."

- O Sorriso de Monalisa – "Fala de uma professora universitária dos Estados Unidos, da década de 1950, que vai lecionar História da Arte em uma renomada instituição do país onde só estudavam meninas. Chegando lá, Katharine Watson descobre que o colégio educa as meninas para o casamento e não para serem profissionais. Então, ela começa a lutar contra essas normas e a partir da arte tenta mostrar outra perspectiva e abrir os olhos das alunas. Esse comportamento cria um conflito muito grande entre ela, algumas alunas e a própria instituição. A obra é interessante pois também tem esse olhar de mostrar a importância da mulher na arte e em outras funções."

Fique em casa, siga estudando e relaxe com um bom filme!