Loader

Blog

15 JUN Conheça o projeto Aluno Tutor Google do ensino médio do Sigma

Conheça o projeto Aluno Tutor Google do ensino médio do Sigma


O Google está muito presente no nosso dia a dia, mas nem todo mundo sabe que a empresa oferece diversas ferramentas gratuitas de produtividade que podem facilitar nossa rotina. O projeto Aluno Tutor Google, implementado no ensino médio do Curso e Colégio Sigma, em Londrina, tem o objetivo de treinar nossos alunos sobre essas ferramentas, assim como divulgar boas práticas de uso e principalmente compartilhar todo esse aprendizado para a comunidade escolar.

A coordenação do projeto é de Paulo Henrique Bonatti, responsável pela área de TI do Sigma. Ele e os alunos participantes realizaram, no dia 9 de junho de 2022, um treinamento muito especial: ensinaram sobre as ferramentas Google Formulários e Google Apresentações para os colaboradores do Sigma. Nesse artigo, vamos contar como funciona o projeto Aluno Tutor Google e destacar como foi o primeiro treinamento dos colaboradores.

Como funciona o Aluno Tutor Google no Sigma

Paulo Henrique explica que a Inicie Educação, parceira do Sigma e do Google no projeto, disponibiliza atividades e desafios para os alunos em uma plataforma própria e 100% digital. O objetivo é que eles se familiarizem com as diversas ferramentas oferecidas, o que exige dedicação de aproximadamente duas horas semanais. 

“São alunos extremamente dedicados e esforçados, que desempenham muito bem essas atividades e já estão ajudando os professores e colegas em sala de aula no dia a dia”, conta.

A estudante Graciele Miki Sazaka destaca que o projeto do Aluno Tutor Google apareceu como uma oportunidade para expandir o conhecimento sobre as ferramentas disponíveis. 

“Me interessei bastante porque uso diariamente as ferramentas e não sabia muito a fundo sobre nenhuma delas.O projeto me mostrou o quanto nós conseguimos aprender uns com os outros, já que muito do conhecimento que adquiri foi resultado das experiências que trocamos juntos. E também percebi a importância das ferramentas Google, tanto na minha vida escolar como na pessoal, já que uso elas para basicamente tudo, seja para anotar algo que não posso esquecer, criar um documento ou guardar meus arquivos”, revela. 

Gustavo Henrique Zanuto se interessou em aprender as utilidades das ferramentas do Google tanto para usar no colégio como para o futuro, quando estiver na universidade e no mercado de trabalho. “É interessante poder levar isso também para os alunos, funcionários e professores do Sigma, que em geral sabem usar o básico, mas podem se aprofundar com as nossas dicas”, analisa ele, que também se interessou em receber um certificado do Google. “É algo que vai agregar no meu currículo”, opina. 

Ele considera a experiência gratificante principalmente pela aprendizagem que proporciona. “As ferramentas são intuitivas e se relacionam entre si, basta olhar com mais atenção. Ajuda nas apresentações, na organização e na logística, que são habilidades que vou precisar quando entrar na faculdade”, acredita. 

Treinamento para disseminar o conhecimento

O  treinamento dos colaboradores foi focado em duas ferramentas decididas pelos alunos: Google Formulários e Google Apresentações. Eles apresentaram cada ferramenta de forma mais geral e depois detalharam as possibilidades de uso, destcando as principais funcionalidades. 

Houve ainda uma simulação de uso no dia a dia de diferentes setores e um momento para tirar dúvidas. 

Regis Belizário, que trabalha na secretaria do Sigma, contou que o treinamento aplicado pelos os alunos foi de muita ajuda. “Entendemos ainda mais sobre as ferramentas, o que vai facilitar nosso trabalho. O domínio da tecnologia faz toda diferença, pois assim podemos aperfeiçoar o nosso atendimento, com mais precisão e agilidade”, avalia. 

Para o coordenador Paulo, o o projeto vai marcar a vida dos alunos. “A tecnologia está presente na maioria das nossas atividades diárias. A ideia geral do projeto é aprender e compartilhar o conteúdo aprendido, o que ajuda a desenvolver muitas habilidades nos alunos, entre elas convívio social, trabalho em equipe e também a oratória. Fico muito orgulhoso e parabenizo a todos pela capacidade, esforço e dedicação, tenho certeza que serão ótimos profissionais independentemente da área de atuação que escolherem”, elogia.