Loader

Blog

13 NOV Conheça o programa de orientação de estudos do Sigma

Conheça o programa de orientação de estudos do Sigma


Saber estudar com organização e planejamento é uma habilidade essencial para obter bom desempenho na escola e aprender sem sofrimento. Para ajudar os alunos a superar suas dificuldades e se desenvolver plenamente, o Colégio Sigma oferece um exclusivo programa de orientação de estudos para o ensino médio e também para o pré-vestibular. O cuidado é oferecido desde o primeiro dia de aula e visa apoiar os estudantes na aprendizagem consistente que vai prepará-los para o futuro e para a realização dos seus sonhos.

Ensino Médio

A diretora pedagógica do Sigma, Sílvia Helena de Carvalho, explica como funciona a orientação de estudos para os alunos do Ensino Médio. Essa fase requer um cuidado especial, pois muitos estudantes da 1ª série vêm de outras escolas e, por isso, é preciso atenção extra para facilitar a adaptação.

 

O primeiro passo ocorre já na primeira semana de aula, com o desenvolvimento de estratégias para vincular os alunos à turma e apresentação da cultura e das regras da escola. Em seguida, todos são incentivados a responder um questionário sobre como estavam habituados a estudar na escola anterior e o que gostariam de encontrar no Sigma. 

Avaliação diagnóstica

Também nos primeiros dias de aula, os professores fazem uma avaliação diagnóstica para saber o nível de desenvolvimento dos estudantes em cada disciplina. Quando são encontradas dificuldades, eles já são encaminhados para atividades de apoio com o objetivo de recuperar a defasagem. Sílvia conta que esse cuidado será redobrado em 2021, pois em razão da pandemia, é possível que muitos alunos terminem o ensino fundamental com algumas dificuldades. 

Planos de estudo

A partir da análise dos dados individuais, a equipe pedagógica do Sigma orienta a todos sobre a consolidação de um plano de estudos. Esse planejamento é individual e leva em conta o dia a dia dos adolescentes, que geralmente fazem atividades como inglês, esportes e lazer. Isso porque, para dar certo, a rotina tem que se adaptar à vida de cada um! Depois de um tempo, é possível que o planejamento tenha que passar por mudanças, pois a tendência é que dificuldades iniciais sejam superadas e surjam outras necessidades. A escolha da área em que pretende ingressar na faculdade é outro fator que pode modificar o plano de estudos. Quando o estudante define o curso, por exemplo, há inclusão no planejamento de conteúdos focados nas provas específicas dos vestibulares. 

Pré-vestibular

No curso pré-vestibular, a orientação de estudos auxilia os alunos a identificar suas fragilidades. Muitos alunos têm dificuldades em se concentrar, a se organizar, a criar sua rotina, a escolher o curso e, consequentemente, a melhorar seu desempenho nas provas.

Com ampla experiência nessa fase da vida escolar, a coordenadora do pré-vestibular do Sigma, Marli Carrion, avisa: na maioria dos casos, esse baixo desempenho decorre da falta de organização e autoconfiança.

Por isso, a orientação de estudos dos vestibulandos busca despertar nos alunos a vontade de mudar de postura e se motivar para alcançar a aprovação. 

Como no ensino médio, é feito um trabalho diagnóstico para identificar as dificuldades dos alunos e as áreas em que precisam de mais dedicação. O primeiro contato é realizado em grupos e, nesta ocasião, todos recebem orientações sobre organização da rotina com foco nos objetivos individuais de cada um. 

Nesta etapa da formação, atributos como dedicação e persistência são muito importantes, pois sem eles o desânimo se instala. Por isso, no Sigma, os alunos do cursinho são constantemente lembrados de que o processo de aprendizagem é lento e ocorre de forma contínua. 

A próxima etapa da orientação de estudos é a montagem da rotina diária individual. Os alunos montam sua rotina e todos os aspectos do dia a dia são considerados, inclusive os hábitos das famílias e como cada aluno prefere estudar. Com o plano de estudos em mãos, é hora de começar! Diariamente, o aluno do pré-vestibular tem que revisar os conteúdos da aula e fazer muitos exercícios. Marli lembra que a equipe está sempre à disposição para analisar o rendimento e a sugerir mudanças para melhorar o desempenho de quem enfrenta dificuldades.

Neste processo, há um trabalho especial focado na autoestima, afinal, também é preciso autoconfiança para passar no vestibular!

E aí? Gostou do sistema de orientação de estudo do Sigma? Então vem com a gente! Reserve sua vaga!