12 JUN Aluno do Colégio Sigma tem crônica escolhida para livro do Londrix

Aluno do Colégio Sigma tem crônica escolhida para livro do Londrix

O estudante Mateus Panzeri Fasolo, da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Sigma, recebeu com muita emoção a notícia de que uma crônica de sua autoria foi selecionada para compor o livro do Londrix (Festival Literário de Londrina). O livro “Novos Cronistas Londrix” será lançado no dia 14 de junho e reúne textos selecionados de alunos do Ensino Médio de escolas públicas e particulares da cidade.

Com o texto “Tchau”, que fala sobre “despedidas e recomeços”, o jovem estudante começou a realizar um sonho: o de escrever um livro. “Já vou ter uma crônica publicada”, comemora. Filho de professora de português, Mateus conta que sempre foi muito incentivado a ler e a escrever. Foi assim, inclusive, para se inscrever para a seleção do livro. “A professora Flávia (Redação) me falou da seleção e sugeriu que eu escrevesse uma crônica para participar. Eu senti que ela confiou que eu poderia mesmo ser selecionado e isso me deu muita força”, revela.

O aluno que está desde a 1ª série do Ensino Médio no Sigma conta que já estava querendo escrever um texto sobre despedidas porque é esse sentimento que está vivendo no momento, uma vez que, no final do ano, encerra mais um ciclo estudantil na sua vida. Então, decidiu pegar essa ideia para produzir o texto. “Eu pensei em falar na crônica que encerrar um ciclo não significa perda, mostra que as coisas estão acontecendo na nossa vida, que estamos crescendo, mudando. Seria muito chato se não mudassem”, conta Mateus, para quem “terminar as coisas não é algo ruim e, se terminou, é porque fizemos o que precisava ser feito”.

O aluno do Sigma, que pretende prestar vestibular para Direito, comenta que se inspira em crônicas e histórias de autores consagrados como Clarice Lispector, Érico Veríssimo e Machado de Assis. Entre os autores e obras preferidos também está a  autora britânica J. K. Rowling e a série Harry Potter.

Sobre ter sido selecionado, Mateus lembra que recebeu a novidade com muita surpresa e alegria. A mãe, segundo ele, também ficou muito contente, “achou lindo”. Daqui para frente ele conta que a ideia é continuar escrevendo, treinando e melhorando os textos, inclusive para ir bem no vestibular. “Aqui no Sigma tenho muito apoio e incentivo dos professores. Tenho facilidade para escrever alguns tipos de textos, mas outros, não. Então, os professores estão sempre ajudando”, afirmou. O estudante também revela que vai se manter firme para realizar o sonho de escrever um livro inteiro. “Quando a gente escreve coloca para fora o que é por dentro”, garante.