Loader

Blog

08 JUL Almoço promovido pelo Colégio Sigma proporciona muita diversão para os alunos

Almoço promovido pelo Colégio Sigma proporciona muita diversão para os alunos


A diversão foi a personagem principal de um almoço de confraternização entre alunos da 3ª série do Ensino Médio e professores do Colégio Sigma de Londrina. O encontro faz parte das atividades do projeto “Viver Bem Consciente”, proposto pelo colégio e que tem por objetivo trabalhar habilidades socioemocionais, reduzir o estresse e a ansiedade dos estudantes. No cardápio, massas e molhos preparados pelos próprios alunos com a ajuda dos professores e da equipe pedagógica.

“É muito legal um encontro como esse para sair da rotina e promover a interação com os professores e vê-los de uma forma diferente”, afirmou a aluna Luíza Gusmão. Para ela, a iniciativa foi muito interessante e ajudou a turma a descontrair um pouco. Responsável pela elaboração dos molhos, o estudante Gustavo Cassante Marques, que vai prestar vestibular para Gastronomia assim que terminar o Ensino Médio, estava muito feliz porque conseguiu unir duas coisas que gosta muito: cozinhar e estar entre os amigos. “Está perfeito”, garantiu Gustavo, reforçando que é muito difícil ter esses momentos de descontração dentro da sala de aula. 

A professora Flávia Cabral, de Redação, comentou que é imprescindível proporcionar momentos de relaxamento como esses aos alunos porque os ajuda a sair da tensão do dia a dia e da correria dos estudos. “Daqui a pouco começa a maratona de vestibular e estar estressado e tenso não ajuda em nada, pode ser até um bloqueador”, alertou. 

Silvia Helena Raimundo de Carvalho, diretora pedagógica do Colégio Sigma, destaca que a escola vem realizando várias atividades que ajudam os alunos a relaxar e interagir com os colegas. Além disso, o objetivo é promover ações que colaborem para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos estudantes. “Quando o aluno está bem consigo mesmo, está bem com o grupo. Isso favorece sua produtividade, disposição e aprendizagem”, afirmou. 

Ela lembra que, olhando para as novas perspectivas da educação, se vê muito a preocupação com o desenvolvimento socioemocional dos alunos e destaca que o colégio está atento a essas mudanças. Entre as ações do projeto “Viver Bem Consciente”, exemplifica Silvia, estão técnicas de respiração, acompanhamento com uma coach e o programa Conexão – uma roda de conversa entre alunos e professor.

“A partir de uma análise do cotidiano, vamos realizando algumas ações para ajudar os alunos a estarem bem consigo mesmos porque isso é fundamental para eles caminharem de forma efetiva em busca de seus sonhos e objetivos. Eles precisam estar bem interna e externamente”, reforça Silvia Helena. “Pesquisas mostram que cada vez mais jovens vêm sofrendo de estresse e ansiedade. Percebemos a necessidade de trabalhar as habilidades socioemocionais dos alunos, promover a consciência dos sentimentos e ajudá-los a lidar melhor com suas emoções”, acrescenta.

Almoço de integração do 3º ano do Ensino Médio ver galeria