28 JUN Colégio Sigma lança guia de resumos das obras obrigatórias do vestibular UEL 2025

A lista de obras obrigatórias para o vestibular UEL 2025 foi anunciada com uma novidade: o álbum musical  Cabeça Dinossauro, lançado em 1986 pelo grupo paulista Titãs, passa a integrar a relação, que mantém ainda os sete livros de leitura obrigatória que já estavam na lista anterior.

A gente sabe que conhecer as obras literárias que serão exploradas na prova de linguagens da UEL 2025 será um diferencial importante para conquistar sua aprovação. Por isso, o Colégio Sigma vai te ajudar nesta jornada! Acabamos de lançar  o guia “Análise Das Obras Literárias Vestibular UEL 2025 + Álbum Cabeça Dinossauro Titãs”, com todas as informações sobre os sete livros e o álbum musical que serão abordados no vestibular da UEL. Para comprar o seu e-book, basta acessar o link aqui.

O que você vai encontrar no guia de obras obrigatórias do Vestibular UEL 2025

Este guia oferece uma análise detalhada das obras literárias exigidas pelo vestibular UEL 2025, bem como do icônico álbum "Cabeça Dinossauro" da banda Titãs. O e-book é ideal para estudantes que buscam não apenas compreender profundamente as leituras obrigatórias, mas também aprimorar suas habilidades de interpretação e análise crítica.

Obras de leitura obrigatória incluídas

O Rei da Vela – Oswald de Andrade

O Seminarista – Bernardo Guimarães

Niketche – Paulina Chiziane

Torto Arado – Itamar Vieira Junior

Melhores Poemas – Fernando Pessoa

Chove Sobre Minha Infância – Miguel Sanches Neto

Cartas Chilenas – Tomás Antônio Gonzaga

Cabeça Dinossauro – Titãs

O guia traz ainda uma série de exercícios práticos após cada análise, para consolidar sua aprendizagem. Esses exercícios são projetados para testar sua compreensão das obras e preparar você para as questões que podem surgir no vestibular.

Novidade: álbum Cabeça Dinossauro

O álbum Cabeça Dinossauro (WEA, 1986), do grupo paulista de rock Titãs, foi listado como obra obrigatória para o Vestibular UEL 2025.

Cabeça Dinossauro é considerado um marco na música nacional e traz canções icônicas, como “Bichos Escrotos”, “Família”, “Homem Primata” e a música título, “Cabeça Dinossauro”, uma crítica ácida à vida em sociedade.

Bons livros

Na análise da equipe do Colégio Sigma, a relação de obras tem excelentes livros.

“Cartas Chilenas”, por exemplo, tem uma linguagem difícil mas é absolutamente atual, pois fala de corrupção e política. Manteve-se também “O Seminarista”, um livro tradicional romântico de leitura simples.

A lista exige ainda a leitura de autores mais contemporâneos e modernos, como Mário de Andrade e Fernando Pessoa, dois grandes autores modernistas, um do Brasil e o outro de Portugal.

Niketche, por  sua vez, trata da  questão afro ponto de vista feminino e Torto Arado, de ltamar Vieira Junior, é um livro muito recente e singular da literatura brasileira.  A lista de contemporâneos tem ainda “Chove sobre minha infância”, do paranaense Miguel Sanches Neto.

Vestibular UEL 2025

O Vestibular 2025 será realizado nos dias 17 e 18 de novembro, em fase única, com dois dias de provas. Para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda, Design Gráfico e Música será realizada prova de habilidades específicas, no dia 29 de setembro.

No primeiro dia, 17 de novembro, será aplicada a prova de Conhecimentos Gerais, com 60 questões de múltipla escolha, incluindo as disciplinas de Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa e Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Matemática e Química.

No segundo dia (18 de novembro), os candidatos realizarão a prova de Redação e a prova discursiva de Conhecimentos Específicos, sendo duas indicadas pelos Colegiados de cada um dos 53 cursos e uma terceira de Sociologia, comum a todos. A prova de redação terá valor de 30% do total e será composta de, no máximo, duas propostas a partir das quais os candidatos deverão produzir textos.

Outra modificação aprovada é que a UEL oferecerá somente inglês e espanhol como língua estrangeira. O concurso será centralizado em Londrina.