Loader

Blog

25 AGO Alunos do Colégio Sigma poderão ter contos publicados em livro

Alunos do Colégio Sigma poderão ter contos publicados em livro


Já pensou em ter um conto publicado em livro ainda no Ensino Médio? Essa é a ideia do Conlisigma, o Concurso Literário do Sigma, que está com inscrições abertas até o dia 31 de agosto. 

A ideia surgiu durante as aulas do itinerário formativo de escrita criativa para os alunos das primeira e segunda séries do ensino médio do Colégio Sigma. O professor Abílio, responsável pelo itinerário, propôs aos alunos do curso publicar um livro de contos como atividade de encerramento das aulas. 

“Trabalhamos muitas práticas de escrita em diferentes gêneros literários, como crônicas e contos. Dessa forma os alunos se soltaram para escrever e se interessaram pela ideia de publicar um livro”, conta.

LEIA MAIS

Conheça o Ensino Médio do Sigma

A ideia atraiu também estudantes que não cursam o itinerário de escrita criativa, por isso, o professor teve a ideia de fazer o concurso para as turmas de ensino médio e pré-vestibular do Sigma. E foi assim que nasceu o Conlisigma - Concurso Literário do Sigma. 

Os participantes do itinerário já terão publicação garantida no livro, mas uma equipe da escola vai selecionar outros cinco contos para integrarem a obra.

Para participar, é preciso entregar um conto de 3 a 5 páginas sobre o tema “memória”. Abílio relata que toda a organização foi dos próprios alunos do itinerário, que fizeram capa, edital e link de inscrição.

 Durante sua graduação e mestrado na UEL, Abílio participou de um projeto de extensão sobre escrita criativa, inclusive com realização de concursos literários. “Veio daí a expertise para essa atividade. Os alunos estão adorando a experiência”, comemora. 

Saiba como escrever um conto

Ficou com vontade de participar do concurso literário do Sigma?

Então fique ligado nas dicas do Abílio para escrever sua própria história. 

Ele lembra que o conto é uma forma narrativa de características próprias, que precisa apresentar os seguintes elementos básicos:

  • Narrador - quem vai contar a história.

  • Personagens - quem vive a história.

  • Ação - o que vai acontecer, chamada também de enredo.

  • Tempo - passagem temporal da história, que pode ser cronológico ou psicológico.

  • Espaço - lugar onde se desenrola a história, que pode ser físico ou psicológico.

Lembre-se que o conto é um texto mais curto que um romance e mais longo que uma crônica. Além disso, enquanto a crônica se atém ao dia a dia e o romance apresenta vários núcleos de conflito, o conto caracteriza-se por apresentar apenas um núcleo conflituoso. 

“Conflito, na literatura, não é necessariamente uma briga, mas relaciona-se a algo que alguém quer, mas não pode ter naquele momento.”

Com base nessa informação, ele explica como estruturar um conto:

  • O texto deve trazer uma apresentação que revela o narrador, as personagens, a ação inicial, o tempo e o espaço. Tudo isso deve ser demarcado no começo do conto.

  • Em seguida, apresenta-se o desenvolvimento do conflito: aquele momento em que o personagem tem que fazer alguma coisa e não consegue por um impedimento. Ele vai ao longo da história tentar resolver o conflito e acabar com o problema.

  • É claro que, nesta jornada, acontecem fracassos que também precisam ser resolvidos. E essa situação encaminha para o clímax, o ponto alto da narrativa, quando o personagem está prestes a resolver ou não o conflito. 

  • Passado o momento de maior tensão, é hora de apresentar o desfecho, quando o autor revela se o conflito foi resolvido ou não. 

Para finalizar nossa lista de dicas, o professor Abílio lembra que o melhor jeito de desbloquear a escrita é se desafiar. “Crie metas para alcançar, etapas a serem seguidas até finalizar sua história. Assim você estará criando um conflito que também precisará ser resolvido!”