Blog
5 dicas para fixar o conteúdo
Em um momento onde os estudos acontecem em casa e tudo pode ser uma distração, a dificuldade em fixar o conteúdo bate à porta. Vários fatores podem intensificar essa falta de concentração: ansiedade, cansaço, desânimo, entre outros.
Para ter um melhor aproveitamento das aulas é preciso reter o conteúdo, não apenas entender. Por isso, vamos dar dicas para vocês de como fixar o conteúdo das aulas remotas.
O que te auxilia a fixar o conteúdo?
1. Cuide de sua saúde!
Não deixe que o desânimo tome conta de toda a sua vida. Ter um corpo são é fundamental para ter uma mente sã. Se você não estiver bem de saúde, não conseguirá aprender ou se concentrar nas aulas.
Faça exercícios, se alimente bem e mantenha uma rotina mínima.
2. Tenha um horário de estudos fixo
Estude no horário correto para render mais. Se possível, faça blocos de estudos, de 30 minutos cada e com pausas de 5 minutos entre eles. Assim você aumenta a quantidade de informações retidas e é possível fixar o conteúdo.
Tente associar vários canais de informação durante o estudo. Se você só lê, sua absorção da informação será menor. Por isso: leia, escreva, fale e, no final de tudo feche os olhos e tente pensar sobre o conteúdo. Utilize todas as ferramentas sensoriais do estudo.
3. Aplique o conteúdo em sua vida
Os exercícios são fundamentais para fixar o conteúdo e, melhor ainda, se tiverem uma abordagem diferenciada. Procure questões que façam sentido para você, com enunciados que tenham analogias ao seu dia a dia e sua realidade.
Para os professores: procurem exercícios práticos, estudos de caso e de campo, comparações e análises. Assim o estudante pode ter um papel mais ativo no aprendizado e consegue desenvolver habilidades e competências.
4. Aposte nos Flashcards
Utilizado por muitos concurseiros, essa técnica de estudos é indicada para quem esquece fácil dos conteúdos. Você pode criar seus próprios flashcards ou utilizar aplicativos que já auxiliam na criação destes. Eles têm tamanho portátil e você pode levá-los para qualquer lugar.
Flashcards não é uma técnica pra se usar sozinha mas, sim como complemento a rotina convencional de estudos. As principais funcionalidades são: instigar a sua memória e refrescar o assunto esporadicamente. Essa técnica também ajuda a remediar a chamada “curva do esquecimento”.
5. Revise!
Invista em um tempo para praticar revisões de conteúdo para fixar o conteúdo e você pode escolher a técnica que melhor se adapta. Algumas sugestões são: exercícios, cartões de memorização, flashcards, aulas gravadas e podcasts.
Pratique repetições (dentro do seu limite) e foque no que ainda não está fixado.
Fonte: Guia do Estudante.