29 MAI Como você quer se lembrar de 2020?

Como você quer se lembrar de 2020?

Por Professora Flávia Cabral

“2020 foi o ano da minha aprovação!”. Já pensou que daqui a alguns anos pode ser isso que você vai contar para seus filhos, seus familiares, seus amigos? Queridos alunos, esse período da quarentena tem sido bastante desafiador para todos, mas pode ser um momento memorável, para ser lembrado para sempre e de forma positiva. O ano de 2020 pode ser o ano que vai marcar a sua a vida. E como você quer que este período fique marcado? Talvez fique registrado como o ano em que você estudou para as provas sem ter certeza das datas dos vestibulares, do momento em que sentiu uma imensa força dentro de você e não desistiu: escolheu o curso, foi determinado, focou nos estudos, aproveitou o tempo e foi aprovado. E eu digo a vocês: Tenham bom ânimo, tenham coragem.

Claro que em alguns momentos você pode desanimar, ficar sem energia, talvez sinta vontade de querer chorar, de reclamar. Mas é importante continuar tentando: só mais uma tarefa, só mais uma questão... Estabeleça suas metas – de curto, médio e longo prazo -, mantenha a coragem e siga se capacitando. Daqui a alguns anos você vai poder dizer de como enfrentou essa adversidade e se apegou à sua força interior para continuar os estudos e é essa energia que vai seguir com você na graduação, na pós, no mestrado e vida afora.

Estamos juntos!
Você está sendo testado agora. Um teste que aconteceria naturalmente. Talvez, não fosse esse cenário de pandemia, sentisse um pouco menos, principalmente porque estaríamos nos abraçando e nos apoiando presencialmente. Mas entenda que o nosso abraço agora é virtual, continua acontecendo.

E o mais importante nessa caminhada de estudos é que você pode contar com toda a equipe do Colégio Sigma, com o nosso apoio e com a nossa expertise. Estamos do seu lado e vamos celebrar juntos as suas conquistas. Vamos comemorar a sua aprovação, assim como você comemorou comigo aquele momento em que eu fiz uma cirurgia e venci o câncer. Continuo em tratamento, mas venci. Ao longo da vida temos batalhas. Levante a cabeça e continue. E seja como for, tenha fé. A força que vai te motivar e te conduzir para frente.

Acredite nos seus sonhos
Mahatma Gandhi certa vez disse que “Você nunca sabe os resultados que virão da sua ação. Mas se não fizer nada, certamente eles jamais existirão”. Então, está em suas mãos decidir o que fazer. Você tem a oportunidade de agir, de continuar estudando, se preparando e se capacitando. Ou pode simplesmente ficar dentro do buraco e dizer que não vai estudar.

Mas você é um guerreiro, conhece os seus sonhos, sabe por que começou um cursinho Pré-Vestibular no Sigma! Então, sugiro que trabalhe com intensidade para conquistar o que deseja. É justamente a possibilidade de realizar um sonho que faz com que a sua vida seja interessante. Cultive seus sonhos, acredite neles. Uma pessoa que não tem sonho certamente não tem uma força motivacional. Nesse momento de pandemia, talvez seja preciso desacelerar um pouquinho agora para voltar a acelerar na reta final. Mas mantenha a persistência nos estudos. Acompanhe as aulas, participe das atividades, resolva os exercícios. Os resultados virão. Nós vamos encontrar dificuldades na vida e vamos superar todas. A vitória vai ser ainda mais alegre.

Fiquem bem!
Flávia Cabral professora de Redação do Sigma